Redação Pragmatismo
Educação 26/Jul/2023 às 12:18 COMENTÁRIOS
Educação

Lula anuncia bolsas de estudo no exterior para mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas

Publicado em 26 Jul, 2023 às 12h18

Governo Lula lança programa para financiar o mestrado, doutorado e o pós-doutorado no exterior de mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas em qualquer área do conhecimento

Lula Anielle Franco
Lula e Anielle Franco (divulgação)

O governo Lula lançou um programa de bolsas de pós-graduação no exterior exclusivo para mulheres negras, indígenas, quilombolas e ciganas. O anúncio foi feito pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A primeira fase do projeto terá um aporte de 8 milhões de reais para 40 ou 45 bolsas de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado-sanduíche em âmbito internacional, nas instituições reconhecidas pelas Capes e em qualquer área do conhecimento. A expectativa é que o edital seja anunciado nos próximos meses.

Intitulada Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, a iniciativa foi desenvolvida em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério das Mulheres.

Números da Capes mostram que em 2018 apenas um em cada quatro matriculados em programas de mestrado e de doutorado no Brasil é negro. A lacuna é ainda maior quando a busca por vagas é no exterior e para mulheres negras.

A secretária de Políticas de Ações Afirmativas da pasta, Márcia Lima, explicou que o programa busca parcerias para garantir acesso ao idioma e apoio financeiro para solicitação de vistos e outras documentações necessárias para a viagem. Outro compromisso é oferecer bolsas de diversas áreas, não apenas relativas aos estudos de questões raciais.

O nome do projeto presta homenagem à intelectual sergipana Beatriz Nascimento, historiadora, pesquisadora e uma das principais estudiosas sobre os quilombos no Brasil.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS