Redação Pragmatismo
Notícias 25/Jul/2023 às 17:41 COMENTÁRIOS
Notícias

Família grava explosão de panela de pressão ao vivo e vídeo viraliza; entenda os riscos

Publicado em 25 Jul, 2023 às 17h41

Uma família viralizou nas redes depois de registrar ao vivo a explosão de uma panela de pressão cheia de feijão. Acidente poderia ter provocado morte, como já aconteceu recentemente

Família grava explosão panela pressão ao vivo vídeo viraliza entenda riscos
Vídeo com explosão de uma panela de pressão

De Nossa

Uma família viralizou no TikTok depois de registrar ao vivo a explosão de uma panela de pressão. Isa Paiva, que compartilhou o vídeo nas redes sociais, contou que eles estavam cozinhando feijão quando perceberam que a panela estava deformada, com um formato mais “oval”.

Apesar dos sinais de que algo não estava certo, Isa e os irmãos continuaram perto da panela, que acabou explodindo após alguns minutos. Além do susto, o acidente deixou o topo do fogão totalmente retorcido e espalhou sujeira pelo teto e pelo chão da cozinha. Isabela, que estava gravando, comentou que teve uma queimadura no pé e que a tampa da panela foi parar em um quarto, longe da cozinha.

Ela, os irmãos e os pais precisaram de 11 horas para limpar toda a sujeira. O mutirão começou às 13h e só terminou meia-noite, mas a família levou a história com bom humor nas redes sociais. O vídeo da explosão já tem 16,8 milhões de visualizações apenas no perfil da jovem.

“Estava tudo bem até que a panela começou a inchar”, narrou Isa na postagem. “Cuidado, gente, panela é um perigo, eu ri, mas é de nervoso”, completou.

@isa.paiva.15 Cuidado gente, panela é um perigo, eu ri mas é de nervoso🥲 #panela #f ♬ som original – Marketing digital

Apesar de ser um item comum, os comentários na postagem confirmaram que a panela de pressão ainda assusta muitos cozinheiros. Mas é possível se dar bem com ela tomando alguns cuidados básicos.

Erros que levam a acidentes com panela de pressão

Encher demais a panela. Na panela de pressão, a água dos alimentos evapora e o gás acaba pressionando seu interior, o que causa um aumento de temperatura e uma aceleração do cozimento. Se você colocar alimentos demais, o ar fica com menos espaço, e aí os problemas começam. A quantidade de água e alimentos, somadas, não deve ultrapassar dois terços da panela.

Leia também: Explosão de panela de pressão mata cozinheira em seu 1º dia de trabalho

Levantar o pino com as próprias mãos. É importante esperar que ele suba sozinho, já que o vapor liberado é extremamente quente e pode provocar queimaduras.

Esquecer a panela no fogo. Não há risco da panela explodir, a não ser que ela não seja uma panela certificada pelo Inmetro. Mas isso pode fazer com que o gás acabe, a comida queime e ainda prejudique a estrutura da panela, dependendo de como ela é feita.

Abrir a panela no momento errado. Não há nada mais perigoso do que abrir a panela enquanto ainda há pressão ali dentro. O primeiro passo é observar se ainda está saindo gás pela válvula: isso significa que ainda tem pressão lá dentro. Para quem ainda tiver dúvida, é possível soltar o prendedor do cabo da panela. Caso ela esteja com pressão vai continuar fechada mesmo após soltar o gancho.

Não limpar direito. É importante que, após o uso, a panela seja limpa corretamente, principalmente o orifício da tampa por onde sai o vapor. Se ele estiver entupido por algum resto de alimento, isso pode impedir que o vapor saia da panela, causando um acidente. Outro item que merece uma limpeza cuidadosa é a borracha de vedação, que deve ser trocada pelo menos a cada seis meses. Após a limpeza é importante verificar se ela está encaixada corretamente.

Dispositivos de segurança

Usar uma panela de pressão com segurança depende de alguns fatores, como o estado de conservação do produto e de suas peças, a maneira como se utiliza e a presença das válvulas de escape.

Em caso de entupimento ou mau funcionamento da panela, dispositivos aliviam a pressão das válvulas, fixadores da tampa e travas de segurança. Panelas consideradas seguras possuem, em média, quatro a cinco desses mecanismos, algo que o comprador deve avaliar no momento de escolher.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS