Redação Pragmatismo
Notícias 10/Mar/2023 às 17:03 COMENTÁRIOS
Notícias

Explosão de panela de pressão mata cozinheira em seu 1º dia de trabalho

Publicado em 10 Mar, 2023 às 17h03

Cozinheira de 36 anos morre após explosão de panela de pressão no seu 1º dia de trabalho. Tragédia foi registrada por câmeras de segurança. Polícia deve investigar se a panela possuía selo do Inmetro ou foi comprada no camelô

panela de pressao

A explosão de uma panela de pressão tirou a vida da cozinheira Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos. A mulher estava em seu primeiro dia de trabalho no restaurante Chimarrão, em Mogi Guaçu (SP).

Uma funcionária da cozinha do restaurante relatou para a Polícia Militar (PM) que utilizava a panela minutos antes do acidente. Ela afirmou que desligou a boca do fogão depois de a panela pegar pressão e continuou o trabalho. Pouco depois, houve a explosão.

Câmeras do circuito interno de segurança mostraram o momento da explosão (ver abaixo) e a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro. Pelas imagens, é possível ver que a vítima é atingida na cabeça pela tampa ou pela própria panela.

A Guarda foi acionada para atender a ocorrência, mas, quando chegou ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já havia constatado que ela tinha morrido.

Em nota nas redes sociais, a Churrascaria Chimarrão informou que foram prestados “todos os devidos socorros a vítima” e que prestou “toda assistência devida aos familiares, que são de outro estado”.

A vítima é do Maranhão, para onde o corpo dela foi levado para ser velado e enterrado. Como era o primeiro dia dela no emprego, os funcionários não tinham contato com a família para avisar sobre o acidente.

Em comunicado nas redes sociais, o restaurante informou que ficou fechado nesta sexta-feira (10) por causa do acidente. O dono do restaurante afirmou que as documentações e instalações da churrascaria estão regularizadas.

Como evitar acidentes com panela de pressão

O primeiro cuidado começa na compra do equipamento. Apenas compre panelas de pressão que possuam o selo do Inmetro. Peça sempre a nota fiscal, pois ela é sua garantia de troca em casos de defeito. E nunca adquira uma panela de pressão no comércio ambulante, comumente chamados de camelôs.

O próximo cuidado é procurar saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação você encontra no manual do fabricante. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir a válvula de segurança, o que é muito perigoso.

Precisamos ter também os seguintes cuidados durante a sua utilização:

1. A válvula com pino foi feita para liberar vapor, logo, se durante a operação da panela a válvula parar de soltar vapor e fazer aquele chiado característico, pode indicar que ela foi obstruída. Nesse caso, desligue o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, faça um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape.

2. Caso a panela apresente liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha, significa que é borracha está danificada e precisa ser substituída.

3. Quando a panela começar a soltar vapor, você pode diminuir o fogo, pois se a água no seu interior já está fervendo, o fogo alto não vai mais alterar a temperatura do seu interior (propriedade física: um líquido em ebulição não varia sua temperatura durante a transição de fases).

4. Nunca abra uma panela sem que toda a pressão tenha caído. Finalmente, após usar sua panela de pressão, lave todas as partes muito bem lavadas e guarde-as.

Dica: Caso você tenha uma panela de pressão velha e não deseja mais utilizá-la, não jogue-a fora. Como os fundos das panelas de pressão são grossos, elas pode se transformar em ótimas panelas para doces. Existem algumas lojas especializadas que transformam sua panela de pressão em uma panela comum.

Vídeo de tragédia (atenção, cenas fortes)

Recomendações

COMENTÁRIOS