Redação Pragmatismo
Saúde 20/Jun/2023 às 19:15 COMENTÁRIOS
Saúde

Ultraprocessados causam morte prematura de 57 mil pessoas por ano no Brasil, aponta pesquisa

Publicado em 20 Jun, 2023 às 19h15

Com base em diversos cruzamentos de dados, pesquisa da USP calculou o impacto do consumo de ultraprocessados na população brasileira. A ingestão de formulações industriais com aditivos e pouco valor nutricional está associada a doenças crônicas não transmissíveis

Ultraprocessados causam morte prematura mil pessoas ano Brasil aponta pesquisa

Ana Fukui*, Jornal da USP

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto aos dados de mortalidade dos brasileiros, permitiram a pesquisadores da USP calcular o impacto do consumo de ultraprocessados nesta população.

O cruzamento de informações estimou que 57 mil pessoas morrem prematuramente a cada ano por consumirem alimentos ultraprocessados, o que corresponde a 10,5% de todas as mortes precoces de adultos entre 30 e 69 anos no Brasil.

O conceito de morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a probabilidade de morrer entre 30 e 70 anos em decorrência de doenças cardiovasculares, câncer, diabete e doenças respiratórias crônicas.

Saiba mais: Como os ultraprocessados enganam você e colocam a sua vida em risco

Segundo o professor Leandro Rezende, um dos autores da pesquisa, filiado ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, já existem evidências suficientes nos estudos epidemiológicos que associam o aumento de consumo de ultraprocessados com o risco de se desenvolver as DCNT.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Ele também inclui o excesso de peso e a obesidade devido à ingestão de ultraprocessados como fatores que contribuem para uma pessoa desenvolver essas patologias.

Alimentos in natura

Obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração.

Alimentos minimamente processados

Submetidos a algum processo, mas que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização.

Alimentos processados

Fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outro produto que torne o alimento mais durável, palatável
e atraente.

Alimentos ultraprocessados

Formulações industriais em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro e sempre contêm aditivos.

A metodologia do estudo envolveu o uso de dados abertos coletados por meio de questionários para avaliar o consumo de alimentos a partir de diferentes variáveis.

Este tipo de enquete é realizado pelo IBGE a cada dez anos e está publicado no site da instituição (aqui). Trata-se de uma série de perguntas para investigar o consumo alimentar individual por todo o País, que faz parte de uma pesquisa ampla sobre o perfil dos orçamentos familiares.

Leia também: É preciso ‘taxar’ alimentos ultraprocessados no Brasil

Os dados foram separados por faixas etárias, entre homens e mulheres, a partir dos 30 anos. Os pesquisadores avaliaram a ingestão das calorias diárias de cada grupo e quanto dessas calorias tiveram como fonte os alimentos ultraprocessados (ver tabela). Em seguida, foram considerados os dados sobre mortalidade do mesmo período e, por fim, os dados foram cruzados.

Contribuição de alimentos ultraprocessados para a ingestão total de energia em adultos de 30 a 69 anos

Ultraprocessados causam morte prematura mil pessoas ano Brasil aponta pesquisa

O professor Eduardo Nilson, também pesquisador do Nupens e autor do artigo, ressalta que as informações recentes, de 2017/2018 mostram que houve um aumento de consumo de 20% de calorias vindas de ultraprocessados em relação ao mesmo tipo de levantamento realizado em 2007/2008, também pelo IBGE.

Ainda segundo Eduardo Nilson, esSe aumento se deve a uma série de fatores, como as campanhas de marketing em torno desses alimentos e à maior subida de preços dos produtos frescos em relação aos ultraprocessados.

Além disso, ele aponta, “a substituição aconteceu em todos os grupos da sociedade, independente da renda. Mas tem mais impacto na população vulnerável. O macarrão instantâneo e o biscoito recheado são alimentos-símbolo dessa situação.”

O artigo também faz um cálculo de quantas mortes poderiam ser evitadas em diferentes cenários de diminuição do consumo de ultraprocessados.

Estimativa de mortes evitadas com redução de ingestão de alimentos ultraprocessados

Ultraprocessados causam morte prematura mil pessoas ano Brasil aponta pesquisa

Com a redução para 10% das calorias diárias consumidas em ultraprocessados, 3.500 pessoas não morreriam de doenças crônicas ao longo do ano. E esse número aumenta à medida que se diminui a quantidade de ultraprocessados ingeridos.

*Ana Fukui é bolsista do projeto Mídia Ciência Fapesp/FMUSP.

O artigo Premature Deaths Attributable to the Consumption of Ultraprocessed Foods in Brazil foi publicado no American Journal of Preventive Medicine.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS