Redação Pragmatismo
Saúde 14/Jun/2023 às 13:09 COMENTÁRIOS
Saúde

Adolescente é a quarta vítima fatal de febre maculosa após festa em Campinas

Publicado em 14 Jun, 2023 às 13h09

Quatro pessoas que estiveram na mesma festa em Campinas morreram de febre maculosa. Prefeitura diz que local do evento vive surto da doença e que novas festas só poderão ser realizadas quando for apresentado um plano de contingência ambiental e de comunicação

febre maculosa fazenda santa margarida
Festa na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (Divulgação)

Uma adolescente de 16 anos internada com suspeita de febre maculosa não resistiu e faleceu na noite desta terça-feira (13). As informações são da Secretaria de Saúde de Campinas (SP).

A jovem estava hospitalizada desde o dia 9 de junho, poucos dias depois de ir a uma festa na Fazenda Santa Margarida. Outras três pessoas que estiveram na mesma festa morreram e já tiveram a doença como causa confirmada.

Diante dos casos, a Prefeitura de Campinas disse que a fazenda vive um surto da doença e que, por isso, ela só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. A administração municipal explicou que a suspensão dos eventos não significa uma interdição da fazenda.

A fazenda é conhecida por sediar grandes shows “sunset” de diferentes estilos, com histórico de atrações como as duplas sertanejas Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Henrique e Juliano, além de Daniel, Alexandre Pires, Ivete Sangalo e Seu Jorge. Cerimônias de casamento também já foram realizadas no espaço.

Em nota, a fazenda disse que sempre age de acordo com as exigências relacionadas à Vigilância Sanitária e que mantém um “rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço”.

“A Fazenda Santa Margarida se coloca à disposição das autoridades competentes para qualquer auxílio necessário na investigação desse triste acontecimento”, disse.

As vítimas

As 4 pessoas que morreram estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio, quando o local sediou o evento “Feijoada do Rosa”, que tem 22 anos de tradição. O evento contou com a apresentação de vários DJs.

A dentista Mariana Giordano (36) foi atendida em um hospital da capital paulista e o piloto Douglas Costa (42) estava em um hospital particular de Jundiaí (SP). Ambos morreram no dia 8 de junho.

Evelyn Santos, de 28 anos, também morreu no dia 8 de junho. A jovem era professora em uma faculdade de odontologia e morava em Hortolândia (SP). Ela estava noiva há oito meses e tinha como hobbies a prática de crossfit e viagens.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela, presente em capivaras), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado de São Paulo duas espécies da bactéria causadora da doença.

No interior de SP, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda. Os municípios de Campinas e Piracicaba (SP) são, atualmente, os dois que apresentam o maior número de casos registrados da doença.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: Febre; Dor de cabeça intensa; Náuseas e vômitos; Diarreia e dor abdominal; Dor muscular constante; Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; Gangrena nos dedos e orelhas; Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS