Redação Pragmatismo
Justiça 20/Jun/2023 às 14:26 COMENTÁRIOS
Justiça

Monark pede apoio caso seja preso: "Vão para a porta da prisão igual fizeram com Lula"

Publicado em 20 Jun, 2023 às 14h26

Sem noção, Monark se compara a Lula, um estadista mundialmente aclamado e uma das figuras políticas de maior simbolismo da história. Youtuber diz que pensa em sair do Brasil para não ser preso

monark lula

O youtuber Monark tem espalhado uma série de fake news a respeito do sistema eleitoral brasileiro e sobre o atual governo. Ainda inconformado com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição passada, o youtuber disse, sem apresentar provas, que Lula recebeu apenas “25% dos votos” e que as “urnas foram manipuladas” por Alexandre de Moraes.

Monark ainda disse que os golpistas que quebraram tudo em Brasília no dia 8 de janeiro “tinham o direito de estar indignados”, uma vez que eles “não aceitavam que um bandido corrupto assumisse a Presidência”. As declarações são gravíssimas, pois atentam contra a democracia.

Não satisfeito, o influenciador também resolveu atacar Flávio Dino. “Esse gordola [Dino] quer te escravizar. Você vai ser escravizado por um gordola, mano. Esse cara na rua não dura um segundo. Não consegue nem correr 100 metros. Põe ele na floresta ali pra ver se ele sobrevive com os leões. E você vai deixar esse cara que na vida real é um bosta, você vai deixar esse cara ser o seu mestre e você vai ser o escravinho dele, é isso que você quer? Seus pais se sacrificaram pra você servir esse filho da p*ta?”, disse Monark.

Em um vídeo mais recente, Monark afirmou que pode sair do Brasil após decisões do ministro Alexandre de Moraes contra ele. “Eu não queria sair do país, sinceramente. Eu gosto de fazer podcast aqui, eu gosto de ter minha vida aqui, mas se o Xandão continuar pressionando, eu não vou ter escolha, ou eu vou ser preso”, lamentou.

Monark ainda se comparou a Lula, um estadista mundialmente aclamado e uma das figuras políticas de maior simbolismo da história. “Se eu for preso, eu espero que vocês não esqueçam de mim, não deixem os outros aplaudir, não. Vão lá na porta da prisão para me dar uma moral, igual os caras faziam com o Lula”.

Monark começou a fazer sucesso nas redes através da transmissão de jogos online e publicação de vídeos de games. Depois, embarcou no universo dos podcasts, onde imaginou que poderia falar o que bem entendesse sem sofrer consequências.

Lula é um retirante nordestino que veio da miséria, passou fome no sertão de Pernambuco e foi para São Paulo num pau de arara em busca de sobrevivência. Como metalúrgico no ABC, liderou os trabalhadores em busca de melhores condições e trabalhos e elevou o sindicalismo brasileiro ao seu auge no final da década de 1970 — momento em que o Brasil aspirava uma transição do regime militar para o democrático.

“Liberdade”

“O conceito liberal de liberdade de ‘ser proprietário de si mesmo’ é uma ficção. Se a sua opinião coloca a vida de outros em risco, se ela apequena e diminui, se ela colabora para a perpetuação de opressões, então liberdade seria justamente usar recursos democráticos e institucionais para silenciar a sua opinião”, pontua a jornalista Milly Lacombe.

“Não é opinião defender a existência de um partido nazista diante do que sabemos da história da humanidade. Liberdade não tem nada a ver com defender o suposto direito de vociferar coisas desse tipo”, acrescenta.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS