Redação Pragmatismo
Europa 21/Jun/2023 às 16:38 COMENTÁRIOS
Europa

Estudante que enfrentou criminoso que esfaqueou 4 crianças é chamado de "herói da mochila"

Publicado em 21 Jun, 2023 às 16h38

Estudante de filosofia tentou parar um criminoso que esfaqueou 4 crianças um parquinho na França. Uma das vítimas estava em um carrinho de bebê

Estudante enfrentou criminoso esfaqueou crianças chamado herói mochila frança
Henri d’Anselme

Leonardo Meireles, Metrópoles

Das seis vítimas esfaqueadas, na quinta-feira (8), na cidade de Annecy, na França, duas continuam em estado grave. Quatro crianças e dois adultos foram atingidos por um homem de 31 anos, identificado como um sírio em busca de cidadania no país. O resultado poderia ser pior, não fosse a ação de um jovem de 24 anos que está sendo chamado de o “herói da mochila”. Ele usou uma bolsa para interromper o ataque em um parque local.

Vídeos, agora removidos da internet, mostraram como Henri d’Anselme se aproximou do suspeito e usou uma de suas mochilas para fazer com que ele parasse o ataque. Ele conseguiu tirar a faca do homem e o afastou do parque.

“Era impossível deixar as pessoas serem atacadas por alguém que parecia ser um louco furioso. Ele tentou me atacar, em certo momento. Nossos olhares se cruzaram e eu percebi que era alguém que não estava em nenhum estado normal”, contou Henri a uma TV francesa, dizendo que não ligou para a própria segurança. “Eu nem pensei nisso. O cérebro desligou”.

Leia também: Imigrante ganha promessa de cidadania após salvar criança em Paris

O rapaz de 24 anos é cristão devoto e ex-líder escoteiro, segundo contou à CNews. Aliás, segundo outras várias entrevistas que ele deu desde o dia do ataque, ele está há nove meses em um passeio a pé pelas principais catedrais francesas.

E por que esse jovem, formado em filosofia e gestão internacional, já percorreu mais de 1.300 km, seja andando, seja de carona? Por que visitou 24 catedrais, como Arles, Avignon, Nîmes, Béziers, Agde e Grenoble? Por causa da fé e da busca pela explicação da religião no país. “Por que nossos ancestrais se esforçaram tanto para construir essas joias [e] o que isso diz sobre nosso país hoje e as lições que podemos aprender com isso?”, apontou Henri.

Ação com a mochila

E assim, Henri foi parar em Annecy, na fronteira com a Suíça. Lá, estava tirando fotos de um belo lago da cidade, ao lado de um parquinho cheio de crianças com babás e idosos, quando ouviu gritos. Viu o homem com a faca e correu na direção dele. Com a mochila, bateu no agressor e também a usou para se defender. “Tentei correr com a mochila de 20 kg nas costas, mas vi que ele estava fugindo. Aí, larguei a mochila e comecei a segui-lo com uma menor”, lembra.

“Muitas pessoas me chamam de herói nacional, mas, na verdade, eu fiz o que qualquer outro francês teria feito. Eu só estava lá, e talvez devesse estar. Todo mundo é capaz de fazer algo semelhante”, garante.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Em suas redes sociais, ele agradeceu os elogios. “Obrigado por todas as mensagens de apoio! Meus pensamentos vão especialmente para as vítimas e seus pais. Espero que eles superem isso”, escreveu.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS