Redação Pragmatismo
Notícias 11/Jun/2023 às 12:34 COMENTÁRIOS
Notícias

Deputado bolsonarista que disse que deveria estar preso volta atrás e pede ao STF para não ser preso

Publicado em 11 Jun, 2023 às 12h34

No início da semana, deputado bolsonarista admitiu que "deveria estar preso" por ter colaborado com os atos golpistas de 8 de janeiro. O parlamentar se acovardou após a repercussão de sua fala e enviou uma petição para Alexandre de Moraes pedindo para não ser preso

deputado amauri ribeiro
Amauri Ribeiro (Imagem: Diário de Goiás)

O deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil-GO) enviou ontem uma petição ao ministro do STF Alexandre de Moraes pedindo para não ser preso.

Na última terça-feira (6), Ribeiro afirmou que “deveria estar preso” por ter colaborado com os atos golpistas de 8 de janeiro. O advogado Demóstenes Torres, que representa o parlamentar, mandou o documento ao STF.

A ação da defesa ocorreu pelo risco de a Polícia Federal pedir a prisão de Ribeiro ao STF. Demóstones elaborou a petição após o colunista Lauro Jardim, de O Globo, ter publicado que a PF encaminharia ao Supremo o pedido de prisão do deputado.

A medida da PF, segundo O Globo, seria uma consequência da declaração dada por Ribeiro nessa semana, de que teria auxiliado atos golpistas inclusive com dinheiro.

Na petição que pede a rejeição de um “eventual pedido de prisão”, Demóstenes afirma que as falas foram retiradas de contexto. E que o deputado considera “vândalos, bandidos e delinquentes” quem participou dos atos de 8 de janeiro.

ENTENDA O CASO

Ribeiro afirmou que ajudou a bancar quem estava no acampamento golpista, durante pronunciamento feito na Assembleia Legislativa de Goiás.

A fala foi uma resposta ao deputado Mauro Rubem (PT-GO), que questionou o financiamento dos atos golpistas. “Respondendo a sua pergunta, o dinheiro não veio de fora, veio de gente que acredita nessa nação, que defende esse país e que não concorda com esse governo corrupto e bandido.”

Ribeiro também defendeu um militar preso pela Polícia Federal. Benito Franco, militar da ativa da PM-GO e ex-comandante da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana), foi detido no dia 19 de abril durante um desdobramento da Operação Lesa Pátria da PF.

A prisão do Coronel Franco é um tapa na cara de cada cidadão de bem neste estado. Foi preso sem motivo algum, sem ter feito nada. Eu também deveria estar preso. Eu ajudei a bancar quem estava lá. Pode me prender, eu sou um bandido, eu sou um terrorista”.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS