Redação Pragmatismo
Literatura 15/Jun/2023 às 14:15 COMENTÁRIOS
Literatura

Editora Filoczar anuncia a publicação de "A arquitetura do caos: guerra híbrida, operações psicológicas e manipulação digital"

Publicado em 15 Jun, 2023 às 14h15

A Editora Filoczar anuncia a publicação de "A arquitetura do caos: guerra híbrida, operações psicológicas e manipulação digital": uma coletânea de textos escritos a quente, sobre as novas tecnologias de poder utilizadas para conquista e controle dos povos no mundo contemporâneo.

Editora Filoczar arquitetura do caos guerra híbrida operações psicológicas manipulação digital
Editora Filoczar – A arquitetura do caos: guerra híbrida, operações psicológicas e manipulação digital

por Leonardo Stoppa (jornalista)*

Enquanto grande parte do mundo ainda confia na força dos exércitos como garantia de proteção, a potência hegemônica avançou em seus métodos de guerra: as tradicionais bombas deram lugar às mensagens tecnicamente elaboradas, de modo a produzir no Estado que delas são vítima, uma desestabilização social capaz de fazer ruir desde as forças de proteção às mais organizadas instituições.

Vivemos a era das guerras híbridas, que, embora não merecedoras de tanta atenção por parte da academia, dos governos e da imprensa, já foram responsáveis pela derrubada de muitos regimes democráticos ao redor do globo, incluindo, entre suas vítimas, a democracia brasileira, que ruiu, em 2016, com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Arquitetura do Caos 3

As guerras híbridas fazem uso de poderoso ferramental da psicologia, o que significa que, nos dias de hoje, compreender a política requer, antes de qualquer coisa, compreender como funciona a psiquê humana.O trabalho do professor Lucio Massafferri Salles é, sem dúvida, o mais importante referencial que temos disponível em português sobre essa temática.

Com linguagem voltada à contemplação do público geral, tanto suas séries disponibilizadas no Portal Fio do Tempo, quanto essa maravilhosa obra escrita abordam como tem sido possível controlar a política através da conquista de corações e mentes.

*O lançamento do livro A arquitetura do caos: guerra híbrida, operações psicológicas e manipulação digital ocorrerá na Livraria da Travessa de Botafogo (Rio de Janeiro) no dia 13 de Julho de 2023 – quinta-feira – de 19:00 às 21:30 horas.

Leia também:

Do controle sistêmico à vigilância permanente
Comunicação e psicologia das massas na geopolítica da internet
Artefatos semióticos e catarse do riso nas guerras híbridas

*Lucio Massafferri Salles é filósofo, psicólogo e jornalista. Doutor e mestre em filosofia pela UFRJ, especialista em psicanálise pela USU. Criador do Portal Fio do Tempo (YouTube).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS