Redação Pragmatismo
Racismo não 22/Mai/2023 às 09:13 COMENTÁRIOS
Racismo não

Vinícius Jr e atletas estão indignados com a postura do Real Madrid em casos de racismo

Publicado em 22 Mai, 2023 às 09h13

Vinícius Jr pode deixar Real Madrid após ser vítima de racismo mais uma vez. Jogadores e familiares estão indignados com a passividade do clube espanhol com relação aos repetidos insultos racistas contra o brasileiro. A revolta aumentou depois do acontecimento de ontem. Governo Lula notificará autoridades espanholas

vinícius júnior racismo

Depois de mais um caso grave de racismo, desta vez no jogo contra o Valencia, no último domingo, pela La Liga, Vinícius Júnior quer se pronunciar por meio de uma entrevista e pode ameaçar a saída do Real Madrid.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Jogadores do Real Madrid e pessoas próximas a Vini Jr estão indignados com a passividade do clube espanhol com relação aos repetidos insultos racistas contra o brasileiro. A revolta aumentou depois do episódio de ontem.

Os casos de ofensas racistas envolvendo Vini Jr se intensificaram desde setembro de 2022. Pessoas próximas ao jogador brasileiro consideram há meses que as medidas tomadas pelo Real Madrid — clube mais poderoso do mundo — são insuficientes para lidar com o problema.

Dentro do vestiário, jogadores também estão insatisfeitos com as reações institucionais. Eles gostariam que o clube se posicionasse mais fortemente e que cobrasse ações mais enérgicas da Liga Espanhola. O Real não divulgou nota ontem sobre o episódio.

Um dos jogadores que mais tem se indignado com os insultos a Vini Jr nos últimos meses é o goleiro belga Thibault Courtois. Após a partida de domingo, ele disse à Movistar que, “se Vini quisesse sair de campo, eu iria com ele”.

O técnico Carlo Ancelotti também falou após o fim da partida e adotou um discurso mais incisivo sobre o tema. “É inaceitável. A La Liga tem um problema que não é Vinicius, ele é a vítima”, disse.

Vini Jr decidiu publicar seu desabafo mais forte após a partida de domingo. Além de dizer, pela primeira vez, que pode deixar a Espanha, o brasileiro respondeu a uma publicação de Javier Tebas, presidente de La Liga, em que o dirigente afirmava que o jogador estava se deixando manipular.

“Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove”, escreveu Vini Jr em suas redes sociais.

Governo brasileiro se manifesta

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) informou neste domingo (21) que acionará autoridades da Espanha para tomar providências após mais um caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro.

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos as autoridades espanholas e a La Liga [Liga de futebol da Espanha]. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, diz uma nota da pasta divulgada nas redes sociais.

Em Hiroshima, no Japão, após participar da Cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade ao jogador brasileiro, considerado um dos maiores craques em atividades no mundo. Para o presidente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países devem tomar providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, acrescentou Lula.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS