Redação Pragmatismo
Notícias 27/Mai/2023 às 11:00 COMENTÁRIOS
Notícias

Jovem que morreu de câncer deixa carta emocionante e bem humorada para familiares e amigos

Publicado em 27 Mai, 2023 às 11h00

Como pedido do jovem, a carta foi postada pela família nas redes sociais e viralizou. A mãe de Luan relata que não teve coragem de ler a carta e ainda tenta entender como o filho reuniu forças para escrever com leveza o relato póstumo: "Ele não gostava de drama, mas foi enfático ao pedir para postar"

Luan Henrique Abreu Andrade
Luan Henrique Abreu Andrade

Luan Henrique Abreu Andrade, de 30 anos, morreu no dia 28 de fevereiro de 2023 após passar anos lutando contra um câncer que começou no joelho.

Três meses após o falecimento, a irmã do jovem resolveu divulgar a carta que Luan deixou para familiares e amigos. De acordo com Thaiz Andrade, o irmão queria que o documento fosse publicado nas redes sociais.

Thaiz explica que a carta começou a ser escrita por Luan logo no início do tratamento. “Em um dia aleatório eu fui até a casa da minha mãe e ele me disse que sabia do quadro de saúde dele, que tinha poucos meses de vida e que tinha escrito um texto e deixado nas notas do celular”, relembra a irmã.

Durante a conversa, enquanto a irmã tentava desviar do assunto, Luan insistia em um pedido. “Meu irmão falou: ‘quando o maninho for, quero que você pegue uma foto e poste o texto na minha rede social’. Nós sabíamos da situação dele, mas não acreditávamos que ele morreria. Ele me contou da carta no início do tratamento”.

Por ser a única que sabia a senha do celular do irmão, Luan deixou todas as instruções para que o último pedido em vida fosse atendido. “Deixei a missão mais difícil para minha pequena, a de postar isso aqui. Bom, eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, por isso sempre aproveitei o máximo”, escreveu Luan na carta de despedida.

Daiany Eanhan Abreu, mãe de Luan, confessa que que ainda tenta absorver a morte do filho e entender como o rapaz tirou forças e escrever com leveza o relato póstumo. “Eu não li a carta. Não consigo! Hoje eu tento prosseguir, levantar e seguir em pé. Não consigo ver as fotos dele. Uma hora eu vou ler a carta”, disse.

“No começo eu não sabia da carta. Sabia que ele ia deixar o celular com a minha filha. Já estava no leito de morte quando ele me contou que tinha deixado uma carta. Ele não gostava de drama, mas foi enfático ao pedir para postar”.

Luan teve metástase e a doença se espalhou para os pulmões. “No início o câncer foi no joelho, depois deu metástase. Depois de dois anos do câncer no joelho, a doença voltou grande no pulmão dele. Mesmo com a dor, meu filho estudava sobre a doença dele, era muito inteligente. Nós lutamos para ele sarar”, relata Daiany.

LEIA A CARTA NA ÍNTEGRA:

“Bom tenho boas e más notícias. As más é que, aparentemente, eu papoquei. As boas: se você está lendo isto, é porque você definitivamente não papocou (a não ser q eles tenham Wi-Fi na outra vida). Deixei a missão mais difícil para minha pequena, a de postar isso aqui. Bom, eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, por isso sempre aproveitei o máximo, se tem uma coisa que aprendi com meus pais foi, apesar dos nossos problemas erga a cabeça, coloca um sorriso no rosto, bola pra frente, da nada não! E por falar em meus pais, que Mãe e que Pai eu tenho, minha Mãe é a mulher mais incrível que eu conheço a que eu mais amo nesse mundo, sempre presente, nunca me abandonou, mulher que batalha, que pensa mais nos filhos doq em si mesma, sei que está sofrendo, maaaas, erga a cabeça, vai fazer sua caminhada e bola pra frente, te amo, Mãe.

Pai, o kra mais foda desse brasil, até hoje entra no meu quarto me da um bejim e fala que me ama, fico parecendo um guri de 12 anos e como isso é bom seis não tá entendendo apesar de eu ficar bravo porque me acorda kkkkk) Eu te amo muito e serei eternamente grato por tudo que fez para mim!

Minhas irmãs, obrigado pelos “poucos” sobrinhos lindos que tive oportunidade de conhecer e amar um por um. Thaiz manera a bebida e para de brigar na rua. Ingrid tampa o priquito. Amo vocês, cuidem dos nossos pais e por favor, não pensem em mim com pena ou tristeza, sorriam, sabendo q a gente passou um bom tempo juntos e que foi INCRÍVEL.

Eu odeio fazer as pessoas tristes. Mais do qualquer outra coisa, eu amo fazer as pessoas rir e sorrir, então por favor, ao invés de pensar no final da minha história, ria das memórias e doq a gente fez junto. Bom, dizer adeus custa muito, mas não existe vida sem despedida. Tudo faz parte, por isso o melhor é aproveitar cada momento sem pensar no depois e como eu aproveitei, afinal “agente só se véve uma vez”.

É meus amigos to partindo, deixo aqui um eu te amo para todas as pessoas que passaram por minha história, obrigado por tudo meus amigos e minha família, amo vocês. Muito obrigado a todos meus médicos e enfermeiras que cuidaram tão bem de mim. Eu não duvido que essa minha equipe me deu tudo o que podia. Do fundo do meu coração, eu desejo a todos vocês longas e saudáveis vidas e espero q vocês possam sentir a mesma gratidão q eu senti pelo presente q é cada dia. E minha galera q for no meu funeral, por favor levem catuaba, um combin de kitlocura e acabem com ele, me deixem orgulhoso, dancem e bebam por mim, eu arrumarei um jeito de estar lá com vocês.

Beijo meus amores :)”

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS