Redação Pragmatismo
Notícias 13/Mai/2023 às 14:56 COMENTÁRIOS
Notícias

Celular de Mauro Cid revela esquema de Michelle Bolsonaro com dinheiro vivo

Publicado em 13 Mai, 2023 às 14h56

Novo escândalo descoberto pelo celular de Mauro Cid confirma que Michelle Bolsonaro usava cartões de crédito vinculados à conta de uma amiga que trabalha no Senado. Gastos eram pagos em dinheiro vivo e geram preocupação por suspeita de peculato. Duas assessoras da ex-primeira-dama trocaram mensagens com Mauro Cid demonstrando nervosismo com irregularidades no pagamento das despesas

michelle bolsonaro
Sergio Lima/AFP

A Polícia Federal interceptou diálogos mantidos entre o tenente-coronel Mauro Cid, então ajudante de ordens da Presidência, e assessoras do governo de Jair Bolsonaro a respeito de uma orientação para o pagamento de despesas da então-primeira-dama Michelle Bolsonaro em dinheiro vivo. As conversas foram reveladas neste sábado 13 pelo UOL.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O material atesta a preocupação de Cid com a possibilidade de a prática ficar caracterizada como uma rachadinha. Ele menciona, inclusive, o caso do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

De acordo com um relatório de análise da PF divulgado pelo veículo, os diálogos revelam a existência de uma “dinâmica sobre os depósitos em dinheiro para as contas de terceiros e a orientação de não deixar registros e impossibilidades de transferências“.

Conforme a investigação, Michelle utilizava um cartão de crédito vinculado à conta da amiga Rosimary Cardoso, à época assessora parlamentar no Senado. A PF identificou depósitos em dinheiro vivo na conta de “Rosi” para custear as despesas com o cartão.

As conversas demonstram o receio de duas assessoras da então primeira-dama, Cintia Borba Nogueira e Giselle dos Santos Carneiro da Silva. As duas tentaram convencer Michelle a interromper o uso do cartão da amiga, sem sucesso.

Diante do relato de Giselle, Mauro Cid admitiu estar preocupado com o modelo dos gastos. Ele ressaltou que Michelle possuía comprovantes de pagamento das despesas, mas não contava com documentos a provarem que os recursos teriam saído de sua conta bancária ou da conta de Jair Bolsonaro.

“Giselle, mas ainda não é o ideal isso não, tá? O Cordeiro conversou com ela, tá, também. E ela ficou com a pulga atrás da orelha mesmo: tá, é? É. É a mesma coisa do Flávio. O problema não é quando! É como deputado, rachadinha, essas coisas“, disse Cid em áudio enviado à assessora, conforme transcrição da PF.

O tenente-coronel reforçou o temor em um segundo áudio dirigido a Giselle: “Se ela perguntar pra você ou falar alguma coisa ou comentar, é importante ressaltar com ela que é o comprovante que ela tem. É um comprovante de depósito, é comprovante de pagamento. Não é um comprovante dela pagando nem do presidente pagando. Entendeu?”

Segundo Cid, “o Ministério Público, quando pegar isso aí, vai fazer a mesma coisa que fez com o Flávio, vai dizer que tem uma assessora de um senador aliado do presidente, que está dando rachadinha, tá dando a parte do dinheiro para Michelle”.

Os áudios revelados pelo UOL apontam que era vedado o pagamento com transferências bancárias. O método, portanto, se baseava em pagar as contas em dinheiro vivo, o que desperta suspeitas na PF.

A prática fica clara em um áudio enviado a Giselle por Osmar Crivellatti, militar subordinado a Mauro Cid na Ajudância de Ordens: “Giselle, bom dia! É, é esse, esse pagamento, o coronel tinha passado para a gente, mas eu acho que esse banco digital a gente não consegue fazer pagamento. E transferência nós não podemos fazer. Então vê o que que nós podemos fazer. Se entregamos o dinheiro para vocês. Ou se você tem alguma outra conta, Banco do Brasil, alguma coisa que a gente possa fazer o depósito, tá bom, Giselle? Bom dia aí, obrigado”.

Ao site, o advogado de Mauro Cid, Bernardo Fenelon, afirmou que “a defesa técnica, por respeito ao Supremo Tribunal Federal, se manifestará apenas nos autos do processo”. A defesa de Jair Bolsonaro declarou que não comentaria o assunto. Já a assessoria da ex-primeira-dama Michelle não respondeu.

com informações do UOL

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O DIA EM QUE BOLSONARO DEMONSTROU PREOCUPAÇÃO COM A QUEBRA DO SIGILO TELEMÁTICO DE MAURO CID:

Recomendações

COMENTÁRIOS