Redação Pragmatismo
Notícias 20/Abr/2023 às 15:10 COMENTÁRIOS
Notícias

Major flagrado dando água a golpistas no Planalto era da equipe de Bolsonaro e Mourão

Publicado em 20 Abr, 2023 às 15h10

Militar do GSI flagrado por câmeras de segurança ajudando golpistas no Planalto era da equipe de viagens de Bolsonaro e Mourão. José Eduardo Pereira foi indicado ao órgão na gestão do ex-ministro Augusto Heleno e continuou exercendo o cargo no governo Lula

José Eduardo Natale de Paula Pereira
José Eduardo Natale de Paula Pereira

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) identificou o militar que aparece, em imagens novas da área interna do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, dando água a golpistas que tinham invadido o prédio.

O homem é o major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira. Ele atuava como coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais e estava trabalhando no Palácio do Planalto no domingo. As informações são do jornal O Globo.

Formado na Academia Militar de Agulhas Negras, onde Jair Bolsonaro também se formou, José Eduardo Natale foi nomeado a um posto no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em 2020 durante a gestão do ex-ministro general Augusto Heleno, um dos conselheiros mais próximos de Bolsonaro.

Em 2022, o capitão teve uma intensa rotina de viagens nacionais e internacionais pelo GSI — ao todo, foram 15. Entre julho e agosto, por exemplo, ele acompanhou a comitiva de Bolsonaro a Juiz de Fora (MG) e Foz do Iguaçu (PR). Nas duas agendas, o então presidente estava em plena campanha pela reeleição.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou hoje a identificação de todos os agentes que aparecem nas imagens e quer saber se eles já foram ouvidos — no mês passado, o ministro já havia determinado o depoimento de todos os militares do GSI que trabalharam no dia 8, entre eles o de Pereira.

Nas imagens divulgadas nesta quarta-feira pela CNN Brasil, ele aparece cumprimentando extremistas, abrindo uma porta e distribuindo água a pelo menos quatro bolsonaristas. Em outros momentos do vídeo, ele os acompanha de perto sem esboçar reação.

VEJA TAMBÉM:

Recomendações

COMENTÁRIOS