Redação Pragmatismo
Lula 07/Abr/2023 às 11:18 COMENTÁRIOS
Lula

Governo Lula retira Correios e outras 6 estatais do programa de privatizações

Publicado em 07 Abr, 2023 às 11h18

Presidente Lula excluiu os Correios e mais seis estatais do Programa Nacional de Privatizações. Empresas seriam entregues para a iniciativa privada à preço de banana. Em nota, o Ministério das Comunicações informou que o objetivo do governo é “reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos”

lula correios

O presidente Lula (PT) excluiu os Correios e mais seis estatais do Programa Nacional de Desestatização. Outras 3 companhias foram retiradas do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A medida foi anunciada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6), e responde a recomendação do Conselho de Programa de Parcerias e Investimentos.

Em nota, o Ministério das Comunicações informou que o objetivo do governo é “reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos”.

As sete empresas que saem do programa de privatização do governo são:

— ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos);
— EBC (Empresa Brasil de Comunicação);
— Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência);
— Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.);
— Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados);
— ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A.);
— Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A.).

Por sua vez, as que não integram mais o programa de parcerias são:

— Conab (Armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de
Abastecimento);
— PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – PréSal Petróleo S.A.) e;
— Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A.).

Correios, estatais e crescimento

A privatização dos Correios foi uma das principais pautas do governo Jair Bolsonaro (PL), ao lado do seu ministro da Economia, Paulo Guedes. Em fevereiro de 2021, o ex-presidente enviou ao Congresso a proposta de modelo de privatização que previa a venda de 100% da estatal.

À época, a previsão era que o leilão para concretizar a venda ocorreria no primeiro semestre de 2022. No entanto, a privatização dos Correios travou no Senado, após ser aprovada pela Câmara.

Em toda a campanha eleitoral, Lula afirmou ser contra as privatizações do patrimônio empresarial do país e defendeu o uso de estatais para indução do crescimento econômico.

Já no dia da posse do cargo presidencial, em 1º de janeiro, ele assinou decreto determinando a revogação de processos de privatização de oito estatais, incluindo a Petrobras e os Correios.

Até o fechamento desta matéria, as representações dos trabalhadores dos Correios não haviam se manifestado sobre a decisão do governo de retirar a empresa do programa de privatizações.

RBA

Recomendações

COMENTÁRIOS