Redação Pragmatismo
Barbárie 05/Abr/2023 às 14:06 COMENTÁRIOS
Barbárie

Autor do massacre em creche de Santa Catarina exaltava Bolsonaro nas redes sociais

Publicado em 05 Abr, 2023 às 14h06

Em mensagem publicada instantes antes do massacre na creche, o assassino afirmou que o ataque seria coordenado por um policial. Nas redes sociais, o autor do atentado reverenciava Jair Bolsonaro e Olavo de Carvalho e se mostrava um entusiasta do armamento

massacre creche santa catarina blumenau
Autor de massacre em creche colecionava posts pró-Bolsonaro no Facebook

O homem de 25 anos que matou 4 crianças em uma creche na cidade de Blumenau (SC) exaltava nas redes sociais o ex-presidente Jair Bolsonaro e o falecido escritor Olavo de Carvalho.

No Facebook do criminoso há também diversas postagens entusiasmadas relacionadas ao armamento. O Pragmatismo não irá divulgar a foto ou nome do assassino, pois ter a identidade revelada é um dos objetivos dos autores de massacres em escolas. É assim que eles se tornam famosos e venerados na chamada ‘dark web’ — o submundo da internet — e viram inspiração para outros ‘incels’.

Em uma das publicações, o autor do massacre compartilha uma postagem da página ‘Bolsonaro Blumenau’, que relaciona positivamente o ex-presidente a personagens do filme Os Vingadores. Em outra postagem, o assassino compartilha uma série de motivos para votar em Bolsonaro. Em uma terceira publicação, o criminoso compartilha um texto de Eduardo Bolsonaro segurando um fuzil.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

Na manhã de hoje, poucas horas antes do ataque, o criminoso publicou no Facebook uma mensagem de agradecimento a um policial, que ele cita como o ‘coordenador’ do atentado. “Policial ******** que comandou o ataque, resistência manda um salve!”.

A Polícia Civil informou que apura o envolvimento de outras pessoas. “A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações”, disse o delegado geral de Santa Catarina.

Ao saber que o autor do massacre militava a favor de Bolsonaro, apoiadores do ex-presidente tentaram contra-argumentar nas redes. “Se ele é bolsonarista não me importa, pois na prática a esquerda é quem defende leis mais brandas que favorecem criminosos, enquanto nós queremos que apodreçam e morram na cadeia”.

Doutor em Ciências Sociais, Rudá Ricci afirma que é impossível desassociar o ataque ao clima de ódio que se instalou no Brasil nos últimos anos. “Jair Bolsonaro obteve 75,28% dos votos em Santa Catarina no segundo turno das eleições do ano passado. Não se trata de uma coincidência: trata-se de um ambiente contaminado pelo discurso da autorização da violência”, afirmou.

Segundo o coronel Diogo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o criminoso pulou o muro com uma arma branca: “Ele estava com uma machadinha e desferiu golpes nas crianças, especialmente na região da cabeça”.

O ataque aconteceu na Creche Cantinho Bom Pastor, que é uma unidade privada de ensino. As crianças mortas tinham entre 3 e 7 anos e outras quatro crianças ficaram feridas e precisaram ser internadas em hospitais.

O ataque ocorre menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

Recomendações

COMENTÁRIOS