Redação Pragmatismo
Notícias 17/Mar/2023 às 17:47 COMENTÁRIOS
Notícias

Influenciador que tomava Ivermectina todos os dias morre com o coração duas vezes maior

Publicado em 17 Mar, 2023 às 17h47

Influenciador era dono de um dos maiores canais do Telegram dedicados a promover o uso da Ivermectina, incluindo instruções sobre como administrar o remédio em crianças. No Brasil, medicamento foi indicado por Jair Bolsonaro para combater a Covid

influenciador ivermectina
Danny

A morte do influenciador americano Danny Lemoi no último dia 3 de março deixou seus seguidores apreensivos. Isto porque o homem era um dos maiores incentivadores do uso da Ivermectina, e sua morte pode ter relação com o consumo do medicamento. As informações são da Vice Magazine.

Horas antes de morrer, Danny Lemoi postou normalmente no Telegram para os seus seguidores. Em 2021, quando a ivermectina se tornou um tratamento alternativo popular para Covid-19 entre os antivacina, sem qualquer comprovação científica, Danny lançou o que viraria um dos maiores canais do Telegram dedicados a promover seu uso, incluindo instruções sobre como administrar ivermectina a crianças.

VEJA TAMBÉM: Esposa ganha direito de tratar marido com ivermectina e homem piora e morre

Apesar da morte de Danny, os administradores do seu canal estão promovendo a desinformação, mesmo quando seguidores compartilham seus próprios efeitos colaterais e alguns questionam a segurança da droga. A Food and Drug Administration (FDA, agência que regula medicamentos nos EUA) disse que o uso de ivermectina para tratar ou prevenir o Covid-19 é desinformação e alertou contra isso. A FDA afirmou ainda que nenhum medicamento para animais deveria ser usado por humanos.

Vários seguidores de Danny têm relatado efeitos colaterais da “terapia”. Como um deles, que postou na última sexta-feira (10/3). “Estou com 4 meses agora (de uso da ivermectina) e todo o inferno está desabando, a dor atingiu minha a região ciática, dores nas canelas, síndrome das pernas inquietas, panturrilhas doloridas e dor nos ossos.”

“Minha esposa toma ivermectina há 3 meses. Ela está sendo tratada para hepatite autoimune, problemas de tireoide e vértebras. Ela teve algum ‘herxing’ sério. Hoje ela tem enxaqueca, vômitos e fortes dores de estômago. Alguém tem alguma ideia de como ajudar?”, postou outro seguidor no mesmo dia, na rede social.

Danny havia afirmado que os efeitos colaterais negativos eram devidos ao “herxing”, um termo que descreve uma resposta ruim para os que tomam antibióticos.

O influencer, que era operador de equipamento pesado em Foster (Rhode Island, EUA), “faleceu inesperadamente” em 3 de março, de acordo com um obituário online postado por sua família na semana passada.

No canal do Telegram, os administradores deram a notícia da morte a seus seguidores: “Embora fosse óbvio que Danny estava com um coração maior, não sabia que seu coração estava literalmente trabalhando demais e crescendo além da sua capacidade, quase dobrando de tamanho”, escreveram os administradores.

Os efeitos colaterais do uso de ivermectina podem incluir náusea, vômito, diarreia, hipotensão, reações alérgicas como urticária ou coceira, tontura e convulsões. A pessoa também pode entrar em coma ou até morrer. O ‘Missouri Poison Center’ também alertou que tomar grandes doses de ivermectina pode levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos.

VEJA TAMBÉM: Defensor da ivermectina recebeu mais de R$ 1 milhão de farmacêutica que produz o remédio

Apesar de tudo o que já foi dito pela Ciência, o negacionismo não sinaliza trégua no canal de Danny, mesmo após sua morte. “Ninguém pode me convencer de que ele morreu por causa da ivermectina. Ele acabou morrendo por causa da nossa medicina ocidental fracassada, que só se preocupa com os lucros e não com a cura”, escreveu um membro.

Recomendações

COMENTÁRIOS