Redação Pragmatismo
Lula 12/Mar/2023 às 11:04 COMENTÁRIOS
Lula

Grande mídia bate em Lula e Zanin em nome da farsa da imparcialidade

Publicado em 12 Mar, 2023 às 11h04
Grande mídia bate Lula Zanin farsa imparcialidade
Cristiano Zanin e Lula (Imagem:
Ricardo Stuckert)

Moisés Mendes*, em seu blog

Ficou complicado para a grande imprensa. Não há como chegar à equidade ou à paridade, tão cara à farsa da imparcialidade das corporações de mídia, para que Lula e Jair Bolsonaro tenham tratamentos semelhantes.

Ao revelar o contrabando das joias, com o envolvimento comprovado de Bolsonaro, o Estadão empurrou Globo e Folha para a mesma pauta.

A competição é feroz, porque os jornalões tentam dar o furo do dia. Mas, ao mesmo tempo, precisam bater em Lula, porque o público médio da grande imprensa é conservador.

Para que Bolsonaro não apanhe todos os dias, sem que Lula também seja atacado, Folha e Estadão estão se puxando na campanha contra a indicação de Cristiano Zanin para o Supremo.

É a notícia da hora. Os dois jornais apostam na intriga de que Lula e o PT estão acossados, para que o advogado que desmascarou a Lava-Jato não seja o indicado.

É tudo combinadinho. Os dois fizeram manchetes muito parecidas contra Zanin no sábado.

Ambos os jornais fingem querer uma mulher ou uma ministra negra na vaga de Ricardo Lewandowski e apontam que a indicação seria antiética, porque Zanin foi advogado de Lula.

É puro despiste, até porque a ministra Cármen Lúcia já disse no Roda Viva que não existe conflito algum. O importante, afirmou ela, é que o indicado tenha notório saber jurídico.

O que os donos e os comandos de redação dos jornais querem é tirar Zanin da disputa, porque o advogado acabou com a Lava-Jato.

Se Lula ceder à pressão, os jornalões terão vencido. Por isso a campanha pode ser um erro estratégico grave, até porque está evidente demais que Folha e Globo investiram na mesma pauta.

Lula não pode ceder aos interesses da grande imprensa. Folha e Estadão dizem quem Lula deve indicar? Não vão.

E o Globo? O Globo ainda deve estar esperando a opinião de Merval Pereira.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

Recomendações

COMENTÁRIOS