Redação Pragmatismo
Notícias 16/Mar/2023 às 20:06 COMENTÁRIOS
Notícias

Farmacêutica é condenada a pagar R$ 1,2 milhão por morte de Ricardo Boechat

Publicado em 16 Mar, 2023 às 20h06

Justiça condena empresa a indenizar em 1,2 milhão de reais por danos morais dois filhos do jornalista Ricardo Boechat

ricardo boechat

O juiz Dimitrios Zarvos Varellis, do Tribunal de Justiça de São Paulo, condenou a empresa Libbs Farmacêutica LTDA. a indenizar em 1,2 milhão de reais por danos morais dois filhos do jornalista Ricardo Boechat, que morreu em fevereiro de 2019 após um acidente de helicóptero.

VEJA TAMBÉM: Mulher que ajudou em acidente que matou Boechat luta contra doença rara

Boechat foi contratado pela companhia para ministrar uma palestra sobre o cenário político nacional em Campinas, no interior de São Paulo. A aeronave caiu no trajeto de volta à capital paulista.

Na sentença, assinada na última segunda-feira 13, Varellis afirmou se aplicar ao caso “a regra da responsabilidade objetiva da ré” pelos danos provocados no acidente, “uma vez que assumiu a plena responsabilidade pelo transporte do jornalista, nesta evidentemente incluída a segurança, em que pese a interpretação em sentido diverso presentada em contestação”.

A Libbs, por sua vez, argumentou haver “inexistência de responsabilidade contratual objetiva, culpa ou negligência”, por ter ter contratado a empresa Zum Brasil Eventos (atual Line Up Eventos) e esta, por sua vez, ter contratado a RQ Serviços Aéreos Especializados.

VEJA TAMBÉM: A estranha coincidência de números na tragédia que matou Boechat

O magistrado, no entanto, não acatou as alegações da empresa. “É preciso observar que a requerida, em suas próprias palavras, é uma gigante da área farmacêutica nacional, e, portanto, tinha totais condições de acompanhar mais de perto o processo de contratação da transportadora, inclusive mediante a contratação de uma pessoa experiente neste tipo de transporte”, anotou Varellis.

O processo foi movido por Rafael Boechat e Paulo Boechat, que devem receber 606 mil reais cada. A Libbs ainda pode recorrer da decisão.

Recomendações

COMENTÁRIOS