Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 08/Mar/2023 às 08:43 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Dia Internacional da Mulher foi criado por socialistas? Confira curiosidades sobre a data

Publicado em 08 Mar, 2023 às 08h43

Dia Internacional da Mulher surge a partir de reivindicações por melhores condições de trabalho e direito ao voto

Dia Internacional Mulher criado socialistas Confira curiosidades sobre data
Women’s Trade Union League (WTUL) – Liga Sindical Feminina

Nem todas as pessoas conhecem a origem do Dia Internacional da Mulher, data reconhecida pela ONU e celebrada no dia 8 de março em todo o mundo.

Confira abaixo oito curiosidades sobre a história por trás dessa comemoração que envolve a luta das mulheres por direitos trabalhistas, civis, políticos e sociais.

1↗ Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League, uma associação cujo principal objetivo era ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

2↗ Em 1908, milhares de mulheres marcharam nas ruas de Nova York apregoando o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Na verdade, elas reivindicavam também o direito de voto, fazendo coro às sufragistas europeias, mulheres que lutavam pelo direito ao voto (sufrágio) em Londres e Paris.

Por que não quero flores no Dia da Mulher

3↗ Em 1910, durante a Segunda Internacional, realizada por partidos socialistas em Copenhague, Dinamarca, foi criado oficialmente o Dia Internacional da Mulher. No mesmo congresso foi instituído o 1º de Maio como Dia do Trabalho.

4↗ No ano seguinte, em 19 de março, ocorreram as primeiras manifestações em países como Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça.

5↗ Em 25 de março de 1911, uma tragédia chamou a atenção do mundo para as péssimas condições do trabalho feminino. Um incêndio numa fábrica de roupas femininas em Nova York matou 146 trabalhadores, sendo 30 homens. As vítimas eram imigrantes e, algumas, de apenas 12 anos de idade.

6↗ Em 1913, a data oficial do Dia Internacional da Mulher passou a ser 8 de março, mantida até hoje.

7↗ Nos anos 1960 e 1970, o movimento feminista incorporou-se ao cotidiano, com o foco nas lutas pela igualdade de direitos. Ficaram famosos os protestos nos Estados Unidos que terminavam com a queima de sutiãs. Também na década de 1960 foi criada a pílula anticoncepcional, um avanço importante para a saúde feminina.

8↗ Apenas no ano de 1975 o dia 8 de Março passou a ser comemorado pelas Nações Unidas.

Leia também:
Dia da mulher?
A história das mulheres brasileiras que foram à luta por seus direitos
As heroínas anônimas: 8 de março, Dia Internacional da Mulher
As 10 notícias que ainda não veremos no Dia da Mulher
No dia Internacional da Mulher, é longa a lista de discursos machistas e piegas

Recomendações

COMENTÁRIOS