Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 30/Mar/2023 às 09:16 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Bolsonaro começa a virar um traste: Sem poder, sem militares, sem Paulo Guedes e sem joias

Publicado em 30 Mar, 2023 às 09h16
Bolsonaro começa virar traste Sem poder militares Paulo Guedes joias
Jair Messias Bolsonaro em aeroporto dos EUA

Moisés Mendes*, em seu blog

Jair Bolsonaro deveria desembarcar no Brasil, tomar café com Valdemar Costa Neto e ir logo visitar os terroristas presos na Papuda.

Todos estão encarcerados por sua culpa, por acreditarem que uma nave iria descer em Brasília naquele 8 de janeiro.

Bolsonaro deveria escolher alguns dos presos, os mais abatidos, para que fossem consolados em nome de todos os iludidos pelo golpe.

Depois, deveria visitar Anderson Torres, o delegado federal e ex-ministro da Justiça que guardava a minuta do golpe.

Em meio a um monte de manés terroristas ou terroristas manés, Torres é o único figurão preso, porque circulava entre os líderes do golpe.

Mas não é, ao contrário do que muita gente pensa, uma expressão do bolsonarismo. Nada disso.

Torres foi um prestativo, o cara que iria cuidar da minuta e da desarticulação total da PM de Brasília, para que nada funcionasse naquele dia 8.

E depois, às vésperas da invasão, fugiria para os Estados Unidos, onde se encontraria com o seu líder. Deu tudo errado e Torres está preso.

Pode ser o único preso sem chances de sair da prisão nos próximos meses. Os outros, os manezinhos, estão sendo liberados. Mas Torres não conta com a libertação.

O delegado é um preso a ser visto como exemplo da contenção do terrorismo. Soltá-lo agora, deixando manezinhas e manezinhos ainda encarcerados, seria ruim para a imagem da Justiça. Alexandre de Moraes não é amador.

Bolsonaro deveria visitá-lo, se tivesse coragem de olhá-lo cara a cara, o que certamente não tem, até porque Torres estaria preparando a delação.

O delegado só escapa da cadeia e só tem chances reais de reduzir sua pena, se delatar os parceiros.

Mas os parceiros são militares de alta patente e os Bolsonaros. É gente com quem ele talvez não possa mexer. Pois Torres está lá à espera de uma visita que não irá acontecer.

O que Bolsonaro pode fazer é frequentar as TVs e os podcasts da extrema direita, para falar bastante besteira.

O PL e o centrão, que fazem política profissional, não vão carregar o sujeito nas costas por muito tempo.

E estão loucos que ele fale bobagem, para redefinir rumos e se livrar de quem logo estará inelegível.

Participe da comunidade do Pragmatismo Político no whatsapp para receber notícias pelo celular

Bolsonaro será, em pouco tempo, o tio aquele que reaparece pobre, sem nada, e se acomoda a cada dia na casa de um parente.

Com o tempo, todo mundo tenta se livrar do sujeito, que só vai ficando pelos cantos porque todos têm alguma dívida com ele.

A dívida do PL e do centrão com Bolsonaro é grande. Mas é possível que não seja paga, se o tio se transformar num fardo insuportável.

Só agora, a partir dessa quinta-feira, cai a ficha de Bolsonaro. Ele é um tio sem poder, sem militares, sem orçamento secreto, sem Arthur Lira, sem grileiros e garimpeiros, sem Paulo Guedes, sem cartão corporativo e sem joias.

Bolsonaro saberá, em pouco tempo, que virou um traste.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

Acompanhe Pragmatismo Político no TwitterInstagram e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS