Redação Pragmatismo
Corrupção 17/Fev/2023 às 10:27 COMENTÁRIOS
Corrupção

Procurado pela PF, dono da Braiscompany exibia amizade com atletas e celebridades

Publicado em 17 Fev, 2023 às 10h27

Foragido da Polícia Federal, dono da Braiscompany era queridinho de atletas e ex-atletas e chegava até a levar jogadores em seu avião particular. Nas redes, ele expunha uma vida de um típico 'cidadão de bem', divulgava versículos bíblicos e se dizia 'temente a Deus'. Antônio Ais já respondia diversos processos quando foi convidado por uma senadora como 'representante da indústria' para fazer uma exposição no Senado Federal

Antonio Neto Ais
Antônio Neto Ais e a esposa são considerados foragidos da Justiça

com informações do Portal do Bitcoin

Antonio Neto Ais, fundador da Braiscompany, exibia nas redes sociais imagens com diversos atletas, ex-atletas, celebridades, empresários, políticos e autoridades. Ele é considerado foragido pela Polícia Federal.

Nas redes, Antônio Neto Ais mostra um sonho não realizado de ser jogador profissional de futebol, que acabou recompensado com partidas festivas patrocinadas por ele mesmo.

O dinheiro claramente abriu muitas portas para Neto Ais. Além de Ronaldinho Gaúcho, já posou ao lado de Kaká, Neymar, Romário, Deco, Denílson, Cafu, Falcão, entre outros.

O perfil no Instagram é uma vitrine na qual Neto Ais exibe muito mais do que suas aventuras futebolísticas. É um bombardeio de vaidade, frases de autoajuda e demarcação de território: fotos viajando pelo mundo, na frente de um jato de sua companhia, sempre trajando roupas de marca, na maioria das vezes ternos caros de gosto duvidoso.

Claramente, a construção de imagem é um ponto fundamental de toda sua empreitada. Ele mesmo disse recentemente aos clientes: “A garantia sou eu” (vídeos abaixo).

Antonio Neto Ais no Congresso Nacional

Foi uma surpresa e choque para muitos quando o nome de Neto Ais foi anunciado como representante da indústria para falar em uma sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal no dia 9 de dezembro.

Naquele momento já pairava sob seus ombros a acusação de ser um piramideiro. E o tiro foi de canhão: um dos mais famosos influencers de finanças do Brasil, o criador da casa de análises Suno Research, Tiago Reis, acusou a Braiscompany de pirâmide financeira.

O convite para falar veio da senadora Maria Eliza (MDB/RO). Um assessor de um legislador disse que rapidamente se espalhou para os membros da Comissão que um suposto piramideiro havia sido convidado para falar e o mal estar foi grande.

Afinal, os indícios da realidade turva dos negócios da Braiscompany vinham de vários lugares. Em janeiro de 2021, a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) emitiu uma nota afirmando que a Braiscompany mentiu ao dizer que possuía um selo da entidade. Pouco tempo antes, a empresa foi expulsa do programa Batalha de Startups, na Record News.

Mas a influência de Neto Ais com os parlamentares não foi abalada depois do mal-estar na CAE. O ex-deputado federal da Paraíba Julian Lemos (União Brasil) decidiu apoiar a empresa e seu fundador em uma mensagem no Instagram.

O voto de confiança simboliza a força que a Braiscompany tem em Campina Grande. O atraso nos pagamentos e eminente colapso tem sido um dos grandes temas da cidade, tendo virado uma grande fonte de memes e comentários irônicos.

Passado nebuloso

Faz anos que Neto Ais convive com pirâmides financeiras. Se for confirmado que a Braiscompany se enquadra nesse termo, uma olhada ao passado mostra que provavelmente ele se beneificou de uma larga expertise conseguida na prática.

Antônio Neto Ais e sua esposa, Fabrícia Farias Campos captavam clientes para a D9 Club, a pirâmide financeira de Danilo Vunjão Santana Gouveia, conhecido mais como Danilo Dubaiano, atualmente foragido da polícia brasileira por aplicar um golpe de R$ 200 milhões e lesar milhares de investidores.

Pelo envolvimento com a D9 Club, Antônio e Fabrícia foram citados em cerca de 20 ações no Tribunal de Justiça da Paraíba em 2020, abertas por pessoas que perderam dinheiro na época em que a D9 Club era promovida pela dupla.

Antes disso, em 2017, Neto Ais promovia a pirâmide financeira Dreams Place Internacional. Um vídeo no YouTube mostra o empresário cercado de pessoas promovendo a empresa em questão.

Antes de entrar na Dream Place, Antonio Neto Ais era um divulgador da i9Life, uma empresa de cosméticos também baseada em marketing multinível.

Um vídeo publicado no YouTube em maio de 2016 comprova que Antônio Neto Ais fazia parte da i9Life. Na publicação, ele é apresentado como um vendedor “duplo diamante” da empresa e aparece dando dicas para pessoas que querem trabalhar no marketing multinível em tempo integral.

O fim da i9Life foi o mesmo que das outras empresas promovidas por ele, como a Dream Place e a D9 Club: fechou as portas em 2018 e deixou os clientes e afiliados no prejuízo.

Recomendações

COMENTÁRIOS