Redação Pragmatismo
Política 15/Fev/2023 às 01:13 COMENTÁRIOS
Política

Em dia de mobilização, Célio cobra desfecho de “novela” envolvendo piso da enfermagem

Publicado em 15 Fev, 2023 às 01h13

Em Brasília, deputado esteve em ato dos profissionais de saúde e em reunião com ministra e entidades nacionais

dia mobilização Célio cobra desfecho novela envolvendo piso enfermagem
Imagem: Yaly Pozza

Profissionais da enfermagem foram às ruas nesta terça-feira (14) em todo o país para uma mobilização em defesa do pagamento do piso salarial. Em Brasília, o deputado federal Célio Studart (PSD-CE) participou da manifestação promovida em frente ao Ministério da Saúde pela manhã e esteve em reunião com a ministra Nísia Trindade à tarde.

Já virou uma novela o piso da enfermagem, e uma novela de mau gosto. É o momento de dizer chega ao desmando de qualquer um que pense que pode desfazer uma conquista tão importante e grande como esta da maior categoria da saúde do Brasil”, afirmou Célio aos profissionais da enfermagem.

O que falta para que o piso salarial da enfermagem seja aprovado?

O deputado vem participando ativamente de todo o debate envolvendo o tema com vistas a garantir o pagamento desta conquista, assegurada na Lei 14.434/22. Após decisão do STF de suspender a aplicação da lei, o Congresso Nacional aprovou propostas com vistas a sanar restrições impostas, como a ausência de fontes de recursos.

A categoria aguarda que o Governo Federal publique uma Medida Provisória para regulamentar a destinação de recursos para estados, municípios, filantrópicas e hospitais privados que atendem no mínimo 60% SUS para o pagamento do piso.

O texto tem sido debatido entre parlamentares, entidades que integram o Fórum Nacional da Enfermagem, e o Ministério da Saúde, que encaminhou uma minuta para a Casa Civil.

Este foi o principal tema da reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Nela a titular da pasta ressaltou que o governo instituiu um grupo interministerial para avaliação da matéria, integrado por representantes de órgãos como Casa Civil e ministérios da Fazenda e do Planejamento. A MP já estaria em fase final de elaboração.

Fique por dentro:
Senado aprova PL do piso da enfermagem; proposta segue para Câmara
Piso da enfermagem: decisão isolada do STF e a mobilização de trabalhadores

A categoria promete entrar em que greve caso o texto da MP não seja publicado até 10 de março.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS