Redação Pragmatismo
Saúde 01/Fev/2023 às 00:10 COMENTÁRIOS
Saúde

O que falta para que o piso salarial da enfermagem seja aprovado?

Publicado em 01 Fev, 2023 às 00h10
que falta para piso salarial enfermagem aprovado
Imagem: Gleydson Xavier | JC

Allan Petterson, JC

Após reunião com técnicos do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (30), na sede da pasta, em Brasília, representantes do Fórum Nacional da Enfermagem, insatisfeitos com os resultados das tratativas sobre a implementação do piso salarial da enfermagem, optaram pela paralisação nacional das atividades.

Segundo a coordenadora do fórum, Líbia Bellusci, a paralisação nacional do dia 14 de fevereiro, será uma resposta da enfermagem ao governo, após a minuta da Medida Provisória (MP) que daria viabilidade à prática do piso salarial da enfermagem não ter sido construída.

Enfermagem ameaça greve nacional caso piso salarial da enfermagem não seja praticado
Líbia também informou que, caso as ações necessárias não sejam tomadas pelo governo para que o piso salarial da enfermagem seja implementado, a categoria deverá decretar uma greve nacional no dia 10 de março.

O que falta para que o piso salarial da enfermagem seja implantado

Após o fim da reunião, ficou definido que uma comissão formada pro membros do governo, deputados e representantes da enfermagem ficará encarregada de redigir a minuta da MP que coloca em prática os efeitos da Emenda Constitucional 27/22 – que aponta os fundos necessários para a implementação do piso salarial da enfermagem.

Segundo a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), a comissão tem até a quinta-feira (02) para finalizar e entregar a minuta da MP ao Ministério da Saúde.

Após isso, a expectativa é de que a pasta despache o documento para a Casa Civil, onde irá aguarda a assinatura do presidente Lula (PT) e, em seguida, o envio para o Congresso Nacional.

Fique por dentro:
Senado aprova PL do piso da enfermagem; proposta segue para Câmara
Piso da enfermagem: decisão isolada do STF e a mobilização de trabalhadores

Paralização nacional da enfermagem

Em setembro do ano passado, enfermeiros de todo o país aderiram à paralisação de 24h em favor da implementação do piso salarial da enfermagem e contra a ação de suspensão da lei proferida pelo Supre Tribunal Federal (STF).

Profissionais de enfermagem entram em paralisação e realizam protesto

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS