Redação Pragmatismo
Saúde 15/Fev/2023 às 19:47 COMENTÁRIOS
Saúde

Anvisa manda recolher pomadas modeladoras de 5 empresas; veja a lista

Publicado em 15 Fev, 2023 às 19h47

Anvisa manda recolher mais pomadas modeladoras de cabelo por presença de substância não permitida. Produtos podem provocar cegueira temporária e até danos irreversíveis

Anvisa manda recolher pomadas modeladoras empresas veja lista
Imagem: reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de mais pomadas modeladoras de cabelo que contêm uma “substância conservante não permitida” nos lotes desses produtos.

Antes de suspender a venda de todas as marcas, a Anvisa já vinha recolhendo lotes de algumas empresas. Mais de 25 fabricantes tinham sido afetados até a metade de janeiro por ações de recolhimento, suspensão e cancelamento de autorização da fabricação.

Fique por dentro: Uso de cosmético provoca cegueira temporária em 243 mulheres no Recife

No entanto, com o aumento dos casos de intoxicação, na última sexta-feira (10), a agência resolveu, por precaução, estender a proibição da venda a todos os lotes de pomadas disponíveis no mercado brasileiro para trançar, modelar ou fixar cabelos. Isso representa um total de 3.154 marcas segundo lista de produtos da Anvisa.

A decisão acontece após suspeita de que os produtos estejam causando lesões nos olhos, como ardência e cegueira temporária. Tanto a Anvisa como os órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais agora investigam as causas da correlação desses produtos com os casos de intoxicação ocular.

Agora, a agência determinou o recolhimento de produtos de todos os lotes de mais cinco marcas. Veja lista:

1. New Concept Indústria e Comércio de Cosméticos: Pomada Modeladora: Pomada Modeladora Brilho Cavalera; Pomada Finalizadora Barber Shop Black Fix; Pomada Barber Shop Efeito Teia Black Fix.
Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

2. Viver Indústria e Comércio de Cosméticos: Pomada Modeladora – Hboni Cosméticos; Pomada – Bragi For Men; Pomada Manteiga – Bragi For Men.
Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

3. Binno – Indústria e Comércio: Pomada Modeladora Perolado Rana Professional; Pomada Modeladora Uva Rana Professional; Pomada Modeladora Morango Rana Professional; Pomada Modeladora Matte Tocton Cosméticos; Pomada Modeladora Matte Rana Professional; Pomada Modeladora Kids Rana Professional; Pomada Modeladora Incolor Tcton Cosméticos; Pomada Modeladora Incolor Rana Professional; Pomada Modeladora Fixadora Incolor Veteran For Men; Pomada Modeladora Black Rana Professional; Pomada Em Pó Dust Hair Veteran For Men; Pomada Modeladora Yellow Tocton Cosméticos.
Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

4. SL Indústria e Comércio: Pomada Modeladora Tradicional – Alfa Look’s For Men.
Motivo: relatos de eventos adversos graves relacionados a intoxicação ocular, liberação de lotes sem os estudos microbiológicos, não apresentação de estudos de estabilidade e ausência de informações sobre a concentração segura de ingrediente da formulação.

5. Almeida Indústria e Comércio de Cosméticos: Pomada Modeladora 4k Ms Hair; Pomada Modeladora Black Ms Hair; Pomada Modeladora Ms Hair Incolor; Pomada Teia Ms Hair; Pomada Modeladora Black Club Barber; Pomada Modeladora Extra Forte Club Barber; Pomada Modeladora Matte Club Barber; Pomada Modeladora Matte Freestyle; Pomada Modeladora Black Maximus; Pomada Perola Oficina Hair; Pomada Modeladora Kings Tranças; Ms Hair Pomada Modeladora; Pomada Modeladora Perolizada Freestyle; Pomada Modeladora Extra Forte Freestyle; Pomada Modeladora Premium Freestyle; Pomada Modeladora Orange Filder Cut; Pomada Modeladora Filder Cut Teia; Pomada Modeladora Black Filder Cut; Pomada Matte Efeito – Filder Cut; Pomada Modeladora Caramelo Oficina Hair; Pomada Perola Liga Forte; Pomada Perola Modeladora – Liga Forte; Pomada Modeladora Kings; Pomada Perolizada – Whitebull; Pomada Perolizada – Kings; Pomada Modeladora – Whitebull; Pomada Modeladora Filder Cut For Man.
Motivo: notificação indevida de produtos cosméticos com substância conservante não permitida para produtos que não se enxáguam.

Em nota, a Anvisa informou, porém, que a origem do problema ainda está em investigação. Por isso, até o momento, a agência NÃO divulgou, por exemplo, o nome de uma substância em específico que esteja causando as queimaduras oculares e até cegueira temporária.

Orientações da Anvisa

↗ Não use ou adquira esses produtos.
↗ Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
↗ Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.
↗ Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
↗ Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa em https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS