Danilo Espindola Catalano
Terrorismo 08/Jan/2023 às 20:54 COMENTÁRIOS
Terrorismo

Terroristas invadem os três poderes

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 08 Jan, 2023 às 20h54
Terroristas invadem três poderes golpista bolsonarista Brasília
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto (Imagem: Marcelo Camargo | ABr)

*Danilo Espindola Catalano

 

Democracia frágil ou instigação antidemocrática? Fica a dúvida no dia oito de dezembro de 2023; oitavo dia de governo do presidente eleito democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que terroristas antidemocráticos com camisetas e bandeiras do Brasil que destruíram, saquearam e invadiram as cedes dos três poderes do país, imitando o que houve nos Estados Unidos.

Algumas pessoas esperavam, tinham medo, mas outras não acreditavam, como eu, que estas pessoas “loucas” teriam a coragem de realizar atos como estes.

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

Em vídeos, podemos ver a conivência da segurança pública do Distrito Federal, pois o estado inseriu um contingente mínimo para defender os três poderes, com as sedes sem os políticos, felizmente, que estão de recesso e o presidente que estava em Araraquara (SP) para se solidarizar com as vítimas das chuvas na região. Ou seja, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) e o secretário de segurança, Anderson Torres, deixaram que ocorresse o que houve.

Foram horas, para que os terroristas fossem reprimidos e presos pelas forças do estado, o que fez com que o presidente Lula, tivesse que realizar um decreto de intervenção federal no Distrito Federal, o que fez o governador, tardiamente, preparar a polícia, mas já com a possível intervenção do exército e/ou da Força Nacional.

Foi um domingo de muito desespero e muita tristeza, deixando claro, que não é mais momento de isenção política, mas de que todos temos que agir neste momento, isso porque não só invadiram nossos prédios, mas desrespeitaram todo o país, a sua história e a democracia que lutamos tanto para reerguer em 1988.

Nossa tristeza está em imagens da destruição dos prédios mais importantes da nação, que são as sedes do poder Jurídico, Executivo e Legislativo. Tombados pela história do nosso país e que foram destruídos, quem vai pagar isso, será nós o povo que paga os impostos.

Não é fácil ver algo nosso ser invadido desta forma, aproveitando de um recesso parlamentar e ao mesmo tempo após os momentos importantes do novo governo, terem aproveitado, sem a ajuda do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), fizessem todo esse ato terrorista. Será que querem mostrar que tem mais força do que o fujão? Mas que força seria essa?

A prisão resolve em grande medida o que houve em Brasília, mas não borrará este momento desastroso da história do nosso país e estará escrita em nossos livros, sendo estudados em nossas escolas.

 

 

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS