Redação Pragmatismo
Povos indígenas 25/Jan/2023 às 09:00 COMENTÁRIOS
Povos indígenas

Território dos indígenas yanomamis "parece um campo de concentração", diz médico

Publicado em 25 Jan, 2023 às 09h00

Médico que está no Território Yanomami diz que a região "parece um campo de concentração". O profissional relata que centenas passam fome e que os cuidados de saúde são inexistentes devido à presença de garimpeiros bem armados que afugentaram médicos e impediram a chegada de remédios e alimentos

Território indígenas yanomamis parece campo concentração médico
Território Yanomami, em Roraima

Anthony Boadle, Reuters

O Exército precisa expulsar garimpeiros ilegais que causaram desnutrição e fome em uma região dentro do Território Yanomami perto da fronteira com a Venezuela, disse o secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, nesta terça-feira.

“Parece um campo de concentração”, disse Tapeba, um médico nomeado para o cargo pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à rádio CBN.

Tapeba disse que 700 membros da comunidade estão passando fome e que os cuidados de saúde são inexistentes devido à presença de garimpeiros bem armados que afugentaram médicos do posto de saúde e impediram a chegada de remédios e alimentos.

Saiba mais: Crianças indígenas são sugadas por maquinário de garimpeiros em Roraima

O Ministério da Saúde declarou na sexta-feira estado de emergência de saúde pública no Território Yanomami, a maior reserva indígena do país, após relatos de crianças morrendo de desnutrição e outras doenças levadas pelo garimpo ilegal de ouro.

Lula visitou no sábado a Casa de Saúde Indígena Yanomami e prometeu que o governo vai “civilizar” o tratamento aos povos indígenas, além de acabar com o garimpo ilegal.

“É um cenário de extrema calamidade, muitos yanomami estão desnutridos… uma total ineficiência do Estado brasileiro”, disse Tapeba.

Território indígenas yanomamis parece campo concentração médico
Ricardo Weibe Tapeba (Imagem: Walterson Rosa | MS)

Médico que atendeu yanomamis desabafa: “A pior situação humanitária que já vi”

Uma invasão de mais de 20.000 garimpeiros ilegais contaminou os rios com mercúrio, que envenenou os peixes que os yanomami comem, disse ele, citando crianças com cabelos caindo devido ao mercúrio usado para separar o ouro do minério.

“A gente não consegue chegar por conta da presença de verdadeiros bandidos armados que estão nesse caminho impedindo a chegada das nossas equipes de saúde”, afirmou. “Entendemos que a principal medida que deverá resolver esse problema será a remoção destes garimpeiros do território”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a remoção dos garimpeiros, mas o governo anterior, do presidente Jair Bolsonaro, nunca obedeceu. Líderes yanomami disseram que seus pedidos de ajuda foram ignorados.

Fique por dentro:
Sergio Moro também precisa ser cobrado pelo genocídio do povo Yanomami
Yanomamis podem ter sido vítimas de genocídio, diz juíza de Tribunal Internacional

Nos quatro anos do governo Bolsonaro, 570 crianças yanomami morreram de doenças curáveis, principalmente desnutrição, mas também de malária, diarreia e malformações causadas pelo mercúrio nos rios, informou a plataforma de jornalismo amazônico Sumaúma, citando dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

A reserva é invadida por garimpeiros ilegais há décadas, mas as incursões se multiplicaram desde que Bolsonaro assumiu o cargo em 2018, prometendo permitir a mineração em terras indígenas anteriormente protegidas e se oferecendo para legalizar o garimpo.

O ministro da Justiça, Flavio Dino, disse na segunda-feira que há “indícios de genocídio” que estão sendo investigados.

Em dezembro, a organização Survival International alertou sobre a dimensão da crise, citando um estudo da Unicef e da Fiocruz que constatou que 8 em cada 10 yanomami sofriam de desnutrição crônica, e as mortes por doenças evitáveis entre crianças menores de cinco anos eram 13 vezes maiores que o índice nacional médio.

“Os yanomami raramente sofrem de desnutrição em circunstâncias normais. Suas florestas são abundantes e eles são especialistas em cultivar, colher e caçar tudo o que precisam, e gozam de excelente saúde”, disse a diretora da Survival International, Fiona Watson, em comunicado.

“Esta é uma crise deliberada, provocada pelo homem, alimentada pelo presidente Bolsonaro, que incentivou a invasão em massa e a destruição das terras dos yanomami”, disse.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS