Redação Pragmatismo
Povos indígenas 14/Out/2021 às 16:03 COMENTÁRIOS
Povos indígenas

Crianças indígenas são sugadas por maquinário de garimpeiros em Roraima

Publicado em 14 Out, 2021 às 16h03

Crianças indígenas brincavam em rio quando foram sugadas por draga de garimpeiros. Corpo de uma das vítimas, de apenas 5 anos, já foi localizado. Terra Yanomami é alvo da maior invasão de garimpo ilegal da história

crianças indígenas garimpo ilegal
Rios que cercam comunidades indígenas em Roraima estão contaminados pelo mercúrio do garimpo ilegal

Uma brincadeira de crianças acabou em tragédia na tarde de terça-feira (12/10) no rio que banha a comunidade Makuxi Yano, região do Parima, Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Duas crianças que nadavam perto de uma balsa de garimpeiros foram “sugadas” pela draga que faz a retirada de minérios na região do rio Uraricuera, no município de Alto Alegre. Nesta quarta-feira, um dos meninos, de 5 anos, foi encontrado sem vida. O outro, primo dele, de 4 anos, segue desaparecido.

“A draga gigante puxou as crianças, sugou as crianças e elas desapareceram. É uma situação grave, estamos preocupados, muito tristes e revoltados. Para nós Yanomami e Yekuana as vidas das crianças são sagradas, pois serão futuros guerreiros”, afirmou Dario Kopenawa Yanomami, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami.

“As crianças estavam brincando no rio, banhando. Elas já são acostumadas. Não precisam ir acompanhados dos pais, porque desde que quando nascem já aprendem a atravessar e nadar nos rios. Tudo isso faz parte da nossa cultura, isso nunca tinha acontecido”, lamentou Dario.

Dario afirma que a balsa de garimpeiros onde está localizada a draga fica a apenas 300 metros da comunidade Makuxi Yano, na calha do rio Uraricuera e atua, de maneira ilegal, sem que nunca tenha sido incomodada pelas autoridades. “Um dos mais antigos garimpos da região do Parima e que nunca teve uma operação contra eles, nem Polícia Federal, Exército, Ibama, nunca pisou lá. Os maquinários continuam na ativa”.

Funai ignorou denúncia

A denúncia do desaparecimento das crianças foi feita pelo Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY). Dario afirma que a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi avisada, mas não deu retorno aos indígenas.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima afirma que enviou, na tarde de quarta-feira, por volta das 16h30, uma equipe de quatro mergulhadores para realizar as buscas pelas duas crianças indígenas vítimas de afogamento na região do Parima.

“Devido a distância e a dificuldade de acesso, o CBMRR ficou aguardando a disponibilização de uma aeronave pela autoridade indígena solicitante, o que só ocorreu no final da tarde. Os mergulhadores estão no local realizando as buscas desde as primeiras horas desta quinta-feira”, conclui a nota.

Terra sem lei

Mais de 20 mil garimpeiros continuam a explorar ilegalmente a Terra Indígena Yanomami mesmo com ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Justiça Federal para a retirada dos invasores. De acordo com a Hutukara, até setembro de 2021, a área de floresta destruída superou a marca de 3 mil hectares – um aumento de 44% em relação a dezembro do ano passado.

Somente na região do Parima, onde está localizada a comunidade de Macuxi Yano e uma das mais afetadas pela atividade ilegal, 118,96 hectares de floresta foram devastados, o que representa um aumento de 53% sobre dezembro de 2020. Além das regiões já altamente impactadas, como Waikás, Aracaçá, e Kayanau, o garimpo avança sobre novas regiões: em Xitei e Homoxi, a atividade teve um aumento de 1000% entre dezembro e setembro de 2021.

Entidades e povos indígenas afirmam que, desde a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, as invasões e apropriações ilegais de terra se multiplicaram. Em diversos discursos, o atual presidente já incentivou que áreas ambientalmente preservadas sejam ocupadas por garimpos e pelo agronegócio.

“O aumento da atividade garimpeira ilegal na Terra Indígena Yanomami está se refletindo em mais insegurança, violência, doenças, e morte para os Yanomami e Ye’kwana. As autoridades brasileiras precisam continuar atuando para proteger a Terra-Floresta, e impedir que o garimpo ilegal continue ameaçando nossas vidas”, diz nota da Hutukara.

A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente crianças, que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.

O número de casos de Covid entre indígenas que habitam a região, aumentou em razão da presença de garimpeiros. No ano passado, em apenas três meses, as infecções avançaram 250%.

garimpo
Maquinário de garimpo na Terra Yanomami — Foto: Chico Batata / Greenpeace

Recomendações

COMENTÁRIOS