Redação Pragmatismo
Violência 13/Jan/2023 às 13:14 COMENTÁRIOS
Violência

Polícia Civil diz que humorista Gustavo Mendes não sofreu tentativa de assalto

Publicado em 13 Jan, 2023 às 13h14

Polícia Civil diz que Gustavo Mendes não sofreu tentativa de assalto e poderá responder por denunciação caluniosa. Humorista se irrita e volta a questionar delegado

Polícia Civil humorista Gustavo Mendes não sofreu tentativa assalto
Gustavo Mendes, humorista

A Polícia Civil de Juiz de Fora (MG) divulgou na tarde desta quarta-feira (11) novas informações sobre o caso do humorista Gustavo Mendes, agredido com pedradas na cabeça na última quinta-feira (5). Ele ficou conhecido por imitar a ex-presidente Dilma Rousseff.

Para a Polícia Civil, vítima e agressor teriam se desentendido antes da agressão. As imagens mostram que enquanto o humorista esperava pelo transporte por aplicativo, o agressor se aproxima para conversar. Logo na sequência, ele sai e pega uma pedra no chão e atira contra Gustavo Mendes. A motivação ainda é investigada.

Segundo o delegado Daniel Buchmuller, a investigação está dividida em duas fases. A primeira delas é da acusação feita por Gustavo, que alega ter sofrido uma tentativa de assalto e a conclusão da polícia é de que houve uma lesão corporal.

“O fato foi registrado como roubo tentado, porém, através de um trabalho investigativo, nós descobrimos que, na verdade, houve lesão corporal sofrida pela vítima. Houve crime e há uma vítima, porém não é roubo e sim lesão corporal”, disse o delegado.

“Nós tivemos acesso a diversas câmeras de segurança que estavam nos locais e conseguimos averiguar que, na verdade, o Gustavo teve uma animosidade com o agressor minutos antes. Logo após o agressor retorna ao local e eles têm um nova discussão. O agressor, não satisfeito, pega duas pedras e acerta a cabeça no Gustavo. Nesse momento o Gustavo inicia uma perseguição, por que o agressor evade do local”, relata o delegado.

“No segundo momento, nós vamos descobrir a motivação dessa agressão e a conduta da vítima. Se ficar comprovado que ela mentiu na elaboração do boletim de ocorrência, dolosamente, ele poderá responder pelo crime de denunciação caluniosa”, explicou o delegado.

Na versão dada pelo humorista em vídeo publicado nas redes sociais, ele foi atacado por três pessoas: dois homens e uma mulher. Porém, as imagens que flagraram a agressão mostram apenas um homem tacando pedras. Segundo a polícia, uma mulher teria ficado do outro lado da rua.

A polícia também afirmou que testemunhas já identificaram o casal, mas eles ainda não foram localizados e, portanto, não prestaram depoimento.

Após as conclusões apresentadas pela Polícia Civil, o humorista se pronunciou em um vídeo publicado nas redes sociais em que rebate a alegação.

Em um dos vídeos, Mendes diz:

“Ele (o agressor) e a esposa foram facilmente identificados porque, segundo os próprios policiais, já cometiam furtos aqui, já eram conhecidos da polícia. Mas, de repente, no meu caso, segundo o delegado, não foi furto, foi só uma agressão (…) O cara atravessa a rua, vem na minha direção – e isso tá nas imagens -, coloca a mão debaixo da blusa simulando uma arma. Eu vejo que ele não tá armado. Ele vem pra cima de um amigo meu, que tá com celular. Eu interrompo aquilo, entro no meio da situação pra amedrontar ele. Ele sai amedrontado, pega duas pedras e me dá”, relata.

Ele questiona qual teria sido a discussão e continua: “Então, traga esse cara a público, já que já sabem quem é. Traga o cara e pergunte qual foi a situação. Se não foi tentativa de assalto, o que foi?”, pondera.

“Já que não foi [tentativa de assalto], traz esse cara pra público, já que já sabem quem é. […] Quero saber quem é o sujeito que me deu essa pedrada pra matar. Quem ele é? Por que a gente discutiu? […] Se não foi tentativa de assalto, o que foi? […] Meu depoimento tá invalidado por quê? Por quem? Já encontraram o cara? O cara negou que foi uma tentativa de assalto? […] Pergunta [para ele]: ‘Por que você deu duas pedradas no Gustavo Mendes pra matar ele?'”, desabafou o comediante.

Gustavo recebeu o apoio de famosos e fãs por meio das redes sociais

Nizo Neto, Ana Paula Renault, PC Siqueira, Samantha Schmutz, Roberta Miranda e Gorete Milagres foram alguns dos famosos que deixaram comentários solidários a Gustavo nas redes sociais.

Com G1, CNN e Splash

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS