Redação Pragmatismo
Notícias 11/Jan/2023 às 13:42 COMENTÁRIOS
Notícias

Homem segurando bandeira do PT durante ataque golpista não era "infiltrado"

Publicado em 11 Jan, 2023 às 13h42

Bolsonaristas seguem alimentando a mentira de que os ataques em Brasília foram realizados por "petistas infiltrados". O vídeo de um homem segurando uma bandeira do PT circula como prova da suposta tese. O registro, porém, é de uma bandeira que foi furtada do Congresso Nacional durante a invasão. A sala da liderança do PT no parlamento foi uma das mais danificadas no ataque e vários itens foram roubados

homem segura bandeira PT

O vídeo de um homem segurando uma bandeira do PT durante a invasão às sedes dos Três Poderes, na tarde do último domingo (8), viralizou nas redes sociais. O registro tem sido utilizado para comprovar a suposta presença de “infiltrados” e “esquerdistas” nos atos de vandalismo praticados durante as invasões. Mas a informação é falsa. O registro, feito pelo site Metrópoles, é do objeto sendo furtado de dentro do Congresso Nacional.

Uma busca pelas palavras-chave “bandeira PT Congresso” no YouTube direcionou a um vídeo do portal Metrópoles, publicado no domingo (8). O veículo informa que a bandeira que aparece no registro foi furtada por um bolsonarista de dentro do Congresso Nacional.

O deputado federal por Minas Gerais e líder da bancada do PT, Reginaldo Lopes, publicou em seu perfil oficial no Twitter uma gravação em que mostra a destruição na sala da liderança do partido. No vídeo, ele também afirma que uma bandeira do Brasil e uma do PT foram levadas do local:

Durante os ataques terroristas de 8 de janeiro, obras de arte foram destruídas, itens roubados e o prejuízo ainda é calculado pelas autoridades. Até o fim da segunda (10), pelo menos 1.500 envolvidos no episódio já haviam sido presos. A metade foi liberada, enquanto a outra parte está dando entrada no sistema prisional.

A convocação para os atos de 8 de janeiro já tinha um propósito golpista estabelecido: não era um grito isolado. Mensagens de mesmo teor foram reforçadas em centenas de postagens produzidas por manifestantes, que também trataram de destacar o papel de liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a mobilização golpista.

O objetivo final era tirar Lula do poder. Os golpistas imaginavam que, após tomarem os prédios do Planalto, do STF e do Congresso, as Forças Armadas se colocariam a favor deles. No entanto, a reação das instituições foi enérgica e impossibilitou a concretização do golpe.

Recomendações

COMENTÁRIOS