Redação Pragmatismo
Xenofobia 25/Jan/2023 às 19:33 COMENTÁRIOS
Xenofobia

Esposa de jogador do Botafogo-PB apaga o Instagram após debochar do povo da Paraíba

Publicado em 25 Jan, 2023 às 19h33

Acusada de xenofobia após debochar do sotaque de paraibanos, Drica Barbosa apagou suas contas nas redes sociais. A mulher, que é natural de Santa Catarina, também desdenhou do jeito das pessoas se comportarem. Torcedores pedem que o Botafogo-PB dispense o jogador. O atleta divulgou um pedido de desculpas: "Peço que a perdoem"

drica barbosa esposa jogador botafogo pb
Drica Barbosa, esposa do jogador Léo Campos, do Botafogo-PB

A esposa do jogador Léo Campos, do Botafogo-PB, fechou sua conta no Instagram após a repercussão de comentários xenofóbicos proferidos por ela em um vídeo publicado nos seus stories (assista abaixo).

Drica Barbosa, que é natural de Santa Catarina, falava sobre a experiência de morar em João Pessoa, capital da Paraíba, e reclamou do sotaque das pessoas e até do jeito que, segundo ela, o povo se comporta.

“Chega uma hora que irrita […] Sabe aquela pessoa que fica na sua frente [no supermercado] ‘Oxe! Olha esse preço, quê que você acha, devo levar ou não devo’. Aí a pessoa arrasta o chinelo o tempo inteiro, o tempo todo era gente arrastando chinelo e eu encarando a pessoa. Eu vou no mercado sozinha, não tem com quem ir para debochar”.

Por conta das ofensas contra os paraibanos, torcedores do Botafogo-PB chegaram a pedir que Léo Campos seja dispensado do clube. O jogador e a esposa divulgaram um pedido de desculpas.

“Foi uma brincadeira sem maldade, só que algumas palavras as pessoas estão entendendo errado. A cidade é maravilhosa, vocês são maravilhosos, na forma que receberam a gente, a minha família está vindo para conhecer a cidade, cidade muito linda. Gostaria de pedir desculpas por ela, que a perdoasse também, ninguém tem maldade nenhuma e pedir para que vocês possam apoiar e não criticar”, disse Léo.

Drica Barbosa também pediu desculpas e sugeriu que seus comentários não passaram de “uma brincadeira”. Internautas não concordaram e disseram que o vídeo fala por si mesmo. “Não me pareceu nada humorístico”, escreveu um usuário.

“Já imaginaram se fosse o contrário? Alguém da Paraíba ou de qualquer estado do Nordeste, morando em Santa Catarina e debochando do sotaque do povo de lá? Se não fosse imediatamente preso, seria assassinado ou expulso do estado a pedradas e toda sorte de xingamentos”, observou outro.

João Pessoa é nacionalmente reconhecida como uma das capitais com melhor qualidade de vida do Brasil. Além das belezas naturais, os turistas costumam destacar a generosidade e a receptividade da população local.

VÍDEOS:

VEJA A NOTA DIVULGADA PELO BOTAFOGO-PB:

Ministério Público vai investigar

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento nesta quarta-feira (25) para investigar os comentários de Drica Barbosa. A investigação será conduzida pela promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero, Igualdade e Diversidade Racial, Liana Carvalho. “A xenofobia é tratada por lei como racismo e processada como tal. Vamos instaurar procedimento e estudar como fica a atribuição do caso”, disse.

Recomendações

COMENTÁRIOS