Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 26/Jan/2023 às 13:15 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Crônica: sobre sotaques, modos de caminhar, costumes, preconceitos

Publicado em 26 Jan, 2023 às 13h15

Em meio à polêmica sobre a noiva de um jogador do Belo que fez declarações consideradas xenofóbicas contra os paraibanos, Phelipe Caldas “dialoga” com ela sobre o tema

Crônica sotaques modos caminhar costumes preconceitos
Drica, companheira do jogador Léo Campos

Phelipe Caldas*, Jornal da Paraíba

Drica, “amiga velha”! Permita-me lhe chamar de amiga, pelo apelido que você mantinha no Instagram antes de encerrar a sua conta, mesmo eu não lhe conhecendo ainda.

Calma, vou te explicar. É que eu tenho um tio querido, que morreu no ano passado, que iniciava toda a sua conversa com essa expressão.

“Amigo velho!”, “Amiga velha!”. Ele empostava a voz, que saía alta e envolvia de forma definitiva todos que estivessem no ambiente. Falava numa sonoridade nossa, naquele vozeirão típico de quem se cria e se faz na zona rural do Cariri paraibano, fazendo automaticamente seu interlocutor se voltar ao que ele tinha a dizer.

Era um gesto bonito, curioso, interessante. Porque tinha o apelo pela devida atenção, exigência por respeito, ao tempo que era a pura docilidade fraterna.

Pois é nesse tom que eu me dirijo a você. De forma cordial, acima de tudo, mas pedindo-lhe a máxima atenção e o mais irrestrito respeito.

Entenda… você não pode jamais falar do sotaque de ninguém. Primeiro porque ele não é feito para ser “fofo” nem muito menos para que você o ache “bonitinho”.

Fique por dentro: Esposa de jogador do Botafogo-PB apaga o Instagram após debochar do povo da Paraíba

Aliás, não use esses argumentos para tentar se justificar. Isso aí não é elogio, mas reles tentativa de tornar minimamente palatável preconceitos e o mais puro e violento incômodo por tudo o que é visto como “diferente” por você.

Não se trata também de uma “mania” passível de lhe irritar. Inclusive, desculpe se vai parecer duro, mas nem tudo o que se passa em seu entorno tem você como destino final.

A vida segue seu rumo à revelia de suas opiniões. Guarde-as para si, portanto. Até porque, não se trata de simples opinião sobre um modo de falar, sobre a musicalidade de uma voz, sobre gostar ou não de uma expressão regional.

Muito pelo contrário, é um ataque a toda uma subjetividade paraibana, a costumes de um povo, a tudo aquilo de mais caro que nos faz se reconhecer como uma identidade coletiva.

Ademais, não zombe de nosso caminhar. Não sei se você sabe, mas desde o início do século 20 o antropólogo francês Marcel Mauss já refletia sobre “as técnicas do corpo” e sobre como um jeito específico de andar, de nadar, de marchar, por exemplo, permitiam entender costumes, hábitos e modos de viver de uma dada comunidade.

Quando você ironiza o nosso arrastar de pés em sandálias, acredite, você não está sendo engraçada.

Você está sendo agressiva, transformando em ironia doída e desnecessária hábitos nossos que, talvez, denunciem nada mais do que um jeito de viver em harmonia com nossas belezas naturais e com nosso calor convidativo.

Oxe, menina, deixe disso. Arrastar de pé é um jeito de demonstrar despreocupação, tranquilidade, acolhimento inabalável e sem pressa. Remete também ao nosso forró, a um certo ritmo de viver e existir.

Ah… e só mais uma coisa. Não carece não de se explicar mais. Deixa isso para lá, é melhor.

Você já demonstrou que consegue piorar tudo ainda mais quando tenta justificar os seus atos.

*Phelipe Caldas é jornalista, escritor, mestre (UFPB) e doutorando (UFSCar) em antropologia social. Pesquisa os atos de torcer no futebol. Autor de cinco livros.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS