Redação Pragmatismo
Direita 13/Jan/2023 às 16:37 COMENTÁRIOS
Direita

Capitão da Marinha que participou de ataques em Brasília é demitido

Publicado em 13 Jan, 2023 às 16h37

Participou dos atos terroristas: como militar reformado lotado na Defesa, Vilmar José Fortuna recebeu um salário de R$ 35 mil por mês no ano passado, segundo o Portal da Transparência

Capitão Marinha participou ataques Brasília demitido
Vilmar José Furtuna, capitão de mar e guerra

Seguindo a mesma decisão do Exército, que demitiu um coronel da reserva por participar dos atos criminosos de domingo (8), a Marinha do Brasil confirmou nesta terça-feira (10) que dispensou o capitão de mar e guerra Vilmar José Furtuna.

Também da reserva, ele ocupava cargo por tempo determinado no Ministério da Defesa. Pelo salário e função, segundo o Portal da Transparência, recebia aproximadamente R$ 35 mil por mês.

Saiba mais: Documento golpista encontrado na casa de Anderson Torres previa série de barbaridades; leia a íntegra

De acordo com seu perfil no LinkedIn, o capitão Furtuna era assessor do Ministério desde 2013.

O Ministério da Defesa havia informado que ele não integrava mais o órgão. A pasta depois se corrigiu e verificou que havia uma portaria da Marinha que dava a Vilmar uma função na Defesa.

O capitão-de-mar-e-guerra estava designado a uma “Tarefa por Tempo Certo”, modalidade usada pelas Forças Armadas para contratar militares da reserva ou reformados como auxiliares no Executivo. É diferente de cargos comissionados comuns, também usados por militares.

A decisão de dispensa-lo, segundo a Marinha, está ligada ao fato de fotos do militar apoiando os atos antidemocráticos terem circulado na internet.

Investigação divulga nomes de 52 pessoas e 7 empresas que financiaram atos golpistas; veja

O Regulamento Disciplinar das Forças Armadas, o que inclui a Marinha, proíbe militares de participarem de atos políticos, sobretudo associados a vandalismo e contra ordem constitucional. A regra vale até mesmo para quem não está mais na ativa, mas compõe a chamada reserva remunerada.

Com Metrópoles e CNN

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS