Redação Pragmatismo
EUA 23/Jan/2023 às 16:32 COMENTÁRIOS
EUA

Ataque a tiros deixa 10 mortos em clube de dança dos EUA; veja o que se sabe

Publicado em 23 Jan, 2023 às 16h32

Segundo a polícia, o atirador tentou invadir um segundo estúdio de dança, mas foi desarmado e conseguiu fugir. No carro do homem foram encontradas várias armas. Além dos dez mortos, sete pessoas seguem internadas, alguns em estado crítico

Ataque tiros deixa mortos clube dança EUA veja que sabe
Tiroteio em Monterey Park após o Festival do Ano Novo Lunar

Pelo menos dez pessoas morreram após um ataque na cidade de Monterey Park, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O tiroteio aconteceu no sábado (21) por volta das 22h20, no horário local (3h20 no horário de Brasília), em um estúdio de dança.

A polícia afirma que outros dez indivíduos ficaram feridos e o suspeito, um homem de 72 anos chamado Huu Can Tran, foi encontrado morto dentro de uma van que foi cercada pela polícia no domingo (22).

A maioria das vítimas tem mais de 50 anos.

Diversas armas, entre elas uma pistola semiautomática, foram encontradas dentro do veículo.

Milhares de pessoas costumam se reunir em Monterey Park para participar do festival do Ano Novo Lunar.

O Departamento de Polícia do Condado de Los Angeles disse que não há outros suspeitos envolvidos e que ainda não se sabe o motivo que levou o homem a atirar contra as vítimas. Informou, no entanto, que está checando informações sobre problemas mentais e registro criminal do atirador.

Segundo a polícia, o atirador tentou invadir um segundo estúdio de dança, mas foi desarmado e conseguiu fugir.

O capitão Andrew Mayer afirmou que os serviços de emergência chegaram ao local e confirmaram que dez pessoas foram mortas.

Sete pessoas prosseguem internadas em hospitais. Alguns estão em condição estável e outros em estado crítico.

Leia também: Advogado armamentista é baleado pela própria pistola durante exame de ressonância

Vídeos compartilhados pelas redes sociais nas últimas horas mostram uma grande presença de policiais na cidade, localizada a cerca de 13 quilômetros a leste de Los Angeles.

Uma testemunha ocular disse ao jornal Los Angeles Times que três pessoas entraram correndo em seu restaurante e disseram para ele trancar a porta, pois havia um homem com uma metralhadora na área.

“O que sabemos é que o ataque não parece ter ligação com as comemorações do Ano Novo Lunar que aconteceram em Monterey Park”, afirmou Jeong Park, repórter do jornal, à BBC.

“Parece que ele aconteceu em um estúdio de dança próximo. Um homem armado entrou no local com o que uma testemunha ocular descreveu como uma metralhadora e disparou vários tiros, principalmente contra americanos de origem asiática.”

Uma testemunha ocular disse ao repórter que viu alguém fugir em um carro minutos depois dos disparos.

O festival do Ano Novo Lunar em Monterey Park é um evento que já atraiu multidões de mais de 100 mil visitantes.

As festividades da noite de sábado (21) estavam programadas para terminar às 21h, no horário local.

Monterey Park tem uma população de cerca de 60 mil pessoas e abriga uma grande comunidade de origem asiática.

BBC

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS