Redação Pragmatismo
Direita 10/Jan/2023 às 18:56 COMENTÁRIOS
Direita

Alexandre de Moraes determina prisões de Anderson Torres e do ex-comandante da PM do DF

Publicado em 10 Jan, 2023 às 18h56

Representantes do governo federal e do Poder Judiciário têm creditado à PM do DF a responsabilidade por facilitar a atuação dos atos golpistas

Alexandre Moraes determina prisões Anderson Torres comandante PM DF
Fábio Augusto Vieira e Anderson Torres

Congresso em foco

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou, nesta terça-feira (10), as prisões do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, e do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (DF), o coronel Fábio Augusto Vieira.

O coronel era o responsável pelo comando da corporação no último domingo (8) quando Brasília foi alvo de ataques golpistas. E Anderson Torres chefiava a polícia ser o secretário de Segurança Pública do DF. Na ocasião, militantes bolsonaristas invadiram, depredaram e roubaram os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

Saiba mais: Bolsonaristas detidos reclamam da comida e Moraes rebate: “Prisão não é colônia de férias”

Representantes do governo federal e do Poder Judiciário têm creditado à PM do DF a responsabilidade por facilitar a atuação dos atos golpistas. A PM diz que tentou evitar as invasões, mas o baixo efetivo não garantiu controlar o avanço dos golpistas.

Anderson Torres assumiu o comando da secretaria de Segurança Pública do DF no dia 2 de janeiro. Ele viajou de férias para os Estados Unidos cinco dias depois. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Anderson Torres, também se encontra nos EUA.

Anderson Torres ainda está nos Estados Unidos. O retorno de sua viagem está previsto para o fim do mês. Ele deve ser preso ao retornar ao Brasil. Ele não estava no DF quando a Praça dos Três Poderes foi invadida por golpistas.

No domingo (8), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chegou a exonerar Anderson Torres. Ibaneis também foi afastado do cargo por 90 dias em determinação de Alexandre de Moraes.

O ex-comandante da Polícia Militar (PM) do DF já havia sido afastado do cargo pelo interventor federal Ricardo Cappelli.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS