Redação Pragmatismo
Política 01/Dez/2022 às 09:51 COMENTÁRIOS
Política

O último mês para Bolsonaro

Publicado em 01 Dez, 2022 às 09h51

Bolsonaro, os políticos que (ainda) o sustentam, os militares e empresários oportunistas estão usando pessoas crédulas numa aventura que terá custos

último mês Bolsonaro governo militares
Imagem: Isac Nóbrega | PR

Moisés Mendes*, em seu blog

Jair Bolsonaro (PL) tem um mês para tentar reconstruir seu projeto de golpe, mesmo que estejam (ele e o plano) caindo aos pedaços.

O sujeito aposta que os patriotas não sairão da frente dos quartéis, que generais de pijama continuarão incentivando o golpe, que vozes como a de Carla Zambelli manterão a tropa animada e que no fim, se nada acontecer até a posse de Lula, terá conseguido empurrar a bronca dos acampamentos nos quartéis para o novo governo.

Bolsonaro explora os patriotas até onde for possível, enquanto vai contando com manifestações diárias pelo golpe.

O problema é se os contatos da sua turma com extraterrestres tiverem êxito e todos os seus seguidores forem abduzidos.

Bolsonaro está tramando contra a segurança nacional, como faz desde os tempos de paraquedista

É engraçado, mas é triste ao mesmo tempo. Porque esse pessoal que se mantém nas ruas e acredita em marcianos golpistas não tem condições de ser o lastro civil de um golpe.

A extrema direita civil sabe, os generais sabem, até os extraterrestres estão sabendo. Os patriotas estão sendo explorados nas suas crendices e mais adiante estarão diante da prestação de uma contas cara ao Ministério Público e à Justiça.

É improvável que a arruaça se mantenha a mesma depois da posse de Lula. É impensável que o novo governo aceite ser desafiado por eventual radicalização nos acampamentos e nas estradas.

Bolsonaro, os políticos que (ainda) o sustentam, os militares e empresários oportunistas estão usando pessoas crédulas numa aventura que terá custos.

Ninguém imagina que o desfecho do que acontece desde o segundo turno venha a ver uma anistia geral para os que pregam o golpe e atos violentos.

Pode não ter consequências para os líderes, que na direita sempre são poupados, mas vai sobrar para os manés, com certeza.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS