Redação Pragmatismo
Música 24/Nov/2022 às 11:13 COMENTÁRIOS
Música

Viúva não respeitou último desejo de Gal Costa, dizem ex-empresário, amigos e fãs

Publicado em 24 Nov, 2022 às 11h13

Viúva se manifesta após ser acusada de não ter respeitado último desejo de Gal Costa. Denúncia foi feita por ex-empresário, amigos e fãs da cantora

Viúva não respeitou último desejo Gal Costa dizem ex-empresário amigos fãs
Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa

Amigos e familiares de Gal Costa, que morreu no último dia 9 aos 77 anos, têm discordado sobre decisões tomadas pela viúva da cantora, Wilma Petrillo. Esta coluna conversou com pessoas próximas da artista, que afirmam que o último desejo dela não foi respeitado.

Segundo fontes, Gal Costa gostaria de ser enterrada no Rio de Janeiro, e não em São Paulo. Ela já teria deixado pessoas próximas avisadas disso, inclusive contou que comprou um jazigo ao lado do de sua mãe, no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Gal também teria expressado o desejo de que os fãs pudessem ter acesso ao túmulo, fizessem homenagens. Era um assunto que, por mais dolorido, sempre foi tratado com transparência pela cantora para pessoas próximas.

Gal, você precisa saber

No entanto, amigos acusam Wilma Petrillo de não ter seguido o último desejo de Gal. Por decisão da viúva, a cantora foi enterrada em São Paulo, num jazigo pertencente à família de Wilma. “Ela tem blindado geral sobre qualquer assunto que envolve a Gal”, diz uma fonte.

A coluna procurou Wilma Petrillo para ouvi-la sobre as discordâncias sobre o local onde Gal gostaria de ser enterrada. Ela não retornou o contato até a publicação da reportagem. O espaço segue em aberto.

Discussão nas redes

A discussão já caminhou para as redes sociais e resultou num bate-boca no Instagram. Paulo Lima, ex-empresário de Gal e amigo, desabafou: “Não é justo que seja sepultada no jazigo que não é seu e que seja dificultada a chegada de seus fãs e amigos para homenagens e despedidas finais. Por que isso tudo está acontecendo? Quem deseja apagar e esconder essa pessoa amada por tantos? O que há por trás de tudo isso?”.

Wilma apareceu para rebater: “Paulo, você não sabe de nada”. E voltou a comentar: “Esse tal Paulo não convivia com Gal há mais de 40 anos”.

Fãs também estão levantando pedidos nas redes e criando um movimento para que o corpo de Gal Costa seja levado para o Rio de Janeiro, e que ela possa ser enterrada ao lado da mãe.

Wilma nada mais respondeu sobre as questões expostas: “Sim, é fato, mas ele fez/faz parte da história da Gal e por não saber de nada, ele queira respostas, assim como muito dos fãs da Gal”, “Ora ora ora, Wilma. Não conviver com a Gal era a coisa mais comum há pelo menos 28 anos, quando alguém a afastou de boa parte de seus amigos”, ” Aliás, você não muda nada, né? Sempre escrevendo em caixa alta (gritando) desde os tempos do Fórum do Site Oficial”, “Nem ele nem nós. A despedida da Gal foi MUITO aquém da grandeza do ícone que ela é, imperdoável!”, “Isso é tudo o que a senhora tem a nos dizer? Nunca vou esquecer minha única ida ao camarim. Você em pé, vigiando, sizuda. Sua postura controladora. Um amor de vida inteira. Sim, Gal foi e é pra mim. Vê-la encolhida, com medo, esperando sua autorização para cada palavra, cada gesto, me entristeceu profundamente. Nunca mais eu quis voltar. Triste fim”.

Até Lúcia Veríssimo, que foi namorada de Gal Costa e esteve no velório da cantora, se manifestou ao ser marcada por um dos amigos. “Estou atenta. Pode deixar. Tudo a seu tempo”, escreveu ela: “Ta difícil. Mas vamos seguindo no caminho certo. Confiem…”.

O ator Ciro Barcelos, ator e integrante do lendário grupo Dzi Croquettes, que já havia questionado e desabafado sobre o velório e enterro em seu perfil no Instagram, também entrou na discussão. “Que o corpo de Gal seja levado para o Rio de Janeiro e repouse ao lado de sua amada mãe, querida de todos nós, que com ela convivemos. Que Gal Costa receba a derradeira e merecida homenagem que não lhe foram prestadas em São Paulo. Que seus fãs e amigos possam, sim, visitar seu túmulo e cobri-lo com flores”, opinou.

Com Uol e Extra

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS