Redação Pragmatismo
Tragédia 04/Nov/2022 às 15:16 COMENTÁRIOS
Tragédia

Caverna onde brasileiro morreu na Argentina tem entrada proibida

Publicado em 04 Nov, 2022 às 15h16

Viajante brasileiro morreu em um acidente em Ushuaia, o "fim do mundo" na Argentina. Dennis viajava o mundo em uma Kombi acompanhado de sua gata e documentava as aventuras nas redes sociais

Caverna brasileiro morreu Argentina entrada proibida
Visitantes próximos à entrada da Cueva de Jimbo (Imagem: Reprodução)

via Nossa

O viajante paulista Dennis Cosmo Marin, de 37 anos, mais conhecido nas redes sociais pelo seu perfil Ô de Kombi, onde ele registrava suas andanças pelo mundo, morreu nesta quarta-feira (2) em um acidente em Ushuaia, o “fim do mundo” na Argentina, confirmou a família a Nossa.

Segundo informações do jornal argentino “Clarín”, ele explorava com outros turistas a Caverna de Jimbo quando uma enorme placa de gelo se desprendeu e caiu sobre o brasileiro. Brunno Marin, irmão do viajante, informou à nossa reportagem que a família segue no momento em contato com a Embaixada do Brasil no país para o translado do corpo de volta para casa.

Dennis, que viajava em uma Kombi acompanhado de sua gata Lince, documentou sua chegada à Argentina no início de setembro. Ele já estava na estrada há pouco mais de quatro anos, “em busca de autonomia”, como ele descrevia nas redes, onde também se apresentava como um viajante sustentável e “mensageiro de coisas naturais”, adepto de iniciativas de bioconstrução e de agroflorestas.

Além do território nacional, que dominou boa parte de sua jornada, ele visitou em 2019 a Guiana Francesa e o Suriname. Mais recentemente, ele voltou a sair do Brasil para ver Uruguai e Argentina. Seu foco eram locais com belezas naturais, onde ele costumava parar para conhecer os moradores e contar suas histórias e aprendizados do caminho.

Caverna brasileiro morreu Argentina entrada proibida
Dennis Cosmo Marin

Dennis deixou o Brasil e entrou no Uruguai em maio deste ano, onde ficou por cerca de quatro meses explorando cidades como Montevidéu, Las Brujas e Colônia do Sacramento. Já nos últimos dois meses, ele levou sua kombi e Lince pela fronteira entre Uruguai e Argentina, chegou a Buenos Aires, La Plata, passou por Campanópolis, Mar del Plata e, finalmente, Ushuaia.

Esta última parada, Dennis não teve tempo de registrar.

“Com a clareza de que nenhum conhecimento pertence a ninguém, somos apenas veículos daquilo que escolhemos propagar. Com certeza levo um pouco de cada um com quem estive também”, disse Dennis Cosmo Marin.

Entenda o caso

O acidente ocorreu na tarde desta quarta, quando Dennis e um grupo de visitantes adentravam a chamada Caverna de Jimbo e uma placa de gelo se desprendeu, atingindo o brasileiro.

Formação situada nas zonas glaciares no Parque Nacional Terra do Fogo, a caverna tem acesso proibido justamente devido ao frequente desprendimento de pedras e fragmentos de gelo. Desde 2021, a Prefeitura alerta visitantes e moradores para a proibição de entrar na caverna, com base em estudos científicos que indicam que o local está em risco de colapso.

Socorristas da Comissão de Auxílio de Ushuaia informaram que o resgate começou por volta das 16h de ontem. A vítima, segundo os agentes, estava com traumatismo craniano e em uma situação “muito delicada”. O turista foi localizado por volta das 19h30, quando já não apresentava sinais vitais.

Os socorristas constataram a morte e passaram cerca de 10 horas para fazer o resgate do corpo na manhã desta quinta (3). Segundo o governo argentino, Dennis viajava sozinho pelo país e estava instalado no acampamento municipal de Rio Pipo, no sudoeste do Departamento de Ushuaia.

Nas redes sociais, Brunno Marin informou que Lince passa bem e está recebendo cuidados de amigos de Dennis.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS