Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 20/Out/2022 às 08:59 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

TSE nega que tenha mandado André Valadão se retratar; pastor pregou uma peça na esquerda

Publicado em 20 Out, 2022 às 08h59

Quem compartilhou o vídeo da "retratação" de André Valadão caiu numa pegadinha do pastor, pois fez exatamente o que ele queria. Objetivo do líder religioso era reafirmar as fake news contra Lula furando a bolha, além de transmitir a mensagem de que estão sendo perseguidos. A peça tinha toda uma estética de fraude e algumas pessoas alertaram, mas outras milhares caíram

André Valadão
André Valadão

O pastor evangélico André Valadão gravou um vídeo de ‘retratação’ por conta de fake news espalhadas contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A própria esquerda fez o conteúdo viralizar nas redes, mas como algumas pessoas já haviam alertado, a peça não passava de uma fraude.

Segundo Valadão diz na gravação, a retratação teria sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, a assessoria do TSE garante que não houve nenhuma determinação nesse sentido emitida pela corte. As informações foram checadas pelo jornalista Chico Alves.

O texto da “retratação” lida por Valadão é estranho. Usando blusa preta, em vídeo gravado na penumbra, o pastor diz que recebeu há alguns dias uma “intimação do TSE através do senhor Alexandre de Morais”. Ele começa dizendo que Lula não é a favor do aborto, nem da descriminalização das drogas, ou de liberar pequenos furtos.

Na frase seguinte, porém, volta a acusar o petista ao dizer: “Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular. Você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles”.

Depois diz que Lula não é a favor da regulação da mídia, mas completa de forma que dá a entender o contrário. Com expressão séria, termina pedindo que Deus abençoe o Brasil.

Enquanto alguns apoiadores de Lula comemoraram a “retratação” nas redes sociais, muitos estranharam o conteúdo. “Isso é técnica de linguagem semiótica, me parece claro que se trata de uma farsa”, alertou um internauta.

“O que o André Valadão fez não foi uma retratação. Foi um escárnio com a cara do TSE e do Alexandre de Moraes”, tuitou o influencer Felipe Neto. “Deboche, erros de propósito nas legendas, carinha de vítima e sarcasmo. Se ficar impune será um dos maiores vexamos do Tribunal”.

Muitos avaliam que o vídeo teve o objetivo de furar a bolha e atrair audiência para a mensagem dúbia, além de transmitir a ideia de que eles estão sendo perseguidos e censurados.

Apoiadores de Bolsonaro também repercutiram o vídeo. “A esquerdalha compartilhando o vídeo do pastor André Valadão é uma das coisas mais divertidas desse segundo turno. Não deixa de ser um bom sinal, pois comprova que eles ainda não entenderam nada sobre comunicação nas redes”, escreveu um usuário.

Recomendações

COMENTÁRIOS