Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 04/Out/2022 às 20:34 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

TSE manda apagar 31 posts com fake news de que Lula persegue cristãos

Publicado em 04 Out, 2022 às 20h34

Publicações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro sustentam, de forma falsa, que Lula persegue cristãos e apoiaria a invasão de igrejas. TSE determinou a remoção de pelo menos 31 postagens

RBA

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou a remoção, em 24 horas, de uma série de publicações de conteúdo falso, segundo as quais Lula perseguiria igrejas e cristãos. As mensagens foram compartilhadas por Flávio e Eduardo Bolsonaro e os responsáveis por outros 24 perfis no Twitter e no Facebook. A liminar determina às redes que suspendam os posts desinformativos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A mentira compensa? Plataformas demoram a agir contra fake news bolsonaristas

O ministro atendeu representação movida pela coligação Brasil da Esperança contra os responsáveis pelos perfis. Segundo a campanha, durante o processo eleitoral tem sido verificada a atuação de uma rede bolsonarista dedicada à propagação de desinformação. O objetivo seria manipular a opinião pública e promover reiterada campanha difamatória contra Lula — neste caso, incutindo no eleitor a falsa ideia de que o candidato perseguiria e ameaçaria igreja e cristãos.

TSE manda apagar posts fake news Lula persegue cristãos
Vídeo afirma falsamente que decreto assinado por ex-presidente Lula visava a “banir a religião cristã”

Saiba mais:
Líderes evangélicos falam mais de Bolsonaro do que de Jesus nas redes, mostra levantamento
Responsável por site de fake news contra Lula recebeu R$ 7 milhões da campanha de Bolsonaro

TSE manda apagar posts fake news Lula persegue cristãos
Postagens de Eduardo e Flávio Bolsonaro no Twitter trazem discurso falso de que há ameaça aos cristãos no Brasil

Ainda segundo a coligação, as publicações de que Lula perseguiria igrejas e cristãos desobedecem decisão anterior do próprio TSE, que já determinou a remoção de conteúdos segundo os quais Lula apoiaria a invasão de igrejas. A representação ressalta que a legislação eleitoral proíbe expressamente a divulgação de fatos inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral.

‘Difícil reparação’

“Observo que as publicações impugnadas transmitem, de fato, informação evidentemente inverídica e prejudicial à honra e à imagem de candidato ao cargo de presidente da República nas eleições 2022”, destaca o ministro na decisão. “As publicações contêm informação manifestamente inverídica e divulgada no período crítico do processo eleitoral, em perfil com alto número de seguidores, de forma a gerar elevado número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do partido político e do candidato atingidos pela desinformação”.

A mensagem golpista que chegou no celular de milhões de brasileiros nas últimas horas

No início de setembro, Lula esteve com evangélicos em São Gonçalo (RJ), quando recebeu o apoio de pastores e de fieis de diferentes denominações. Em reconhecimento às transformações ocorridas os primeiros governos do PT, os religiosos pediram o retorno de Lula para que o Brasil volte a ter políticas inclusivas que garantam vida mais digna aos mais pobres.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS