Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 26/Out/2022 às 09:07 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

PoderData: Lula recebe adesão de indecisos e agora tem 6 pontos de vantagem

Publicado em 26 Out, 2022 às 09h07

Diferença que era de 4 pontos nos votos válidos na última pesquisa PoderData agora vai a 6 no novo levantamento. Instituto mostra movimento dos indecisos a favor de Lula. A PoderData é mais uma que converge com Genial/Quaest, Atlas/Intel, Ipec e Ipespe

Lula pesquisa poderdata
Lula (Imagem: Stuckert/PT)

A nova pesquisa PoderData divulgada na manhã desta quarta-feira (26) mostra que Lula (PT) aumentou levemente a vantagem que tinha para Jair Bolsonaro (PL) na semana anterior. O ex-presidente agora tem 6 pontos se considerados os votos válidos. Na semana anterior, os percentuais eram de 4 pontos percentuais.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

A ampliação da distância entre os dois candidatos ocorre após o episódio envolvendo Roberto Jefferson, aliado e amigo pessoal de Bolsonaro que atacou a Polícia Federal com tiros e granadas após ter sua prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal.

O ex-capitão foi aconselhado por assessores a tentar descolar sua imagem do aliado histórico, mas viu seu percentual de apoiadores estagnar no cenário geral e oscilar negativamente no recorte de votos válidos.

“Ainda vejo um cenário de estabilidade. As variações foram dentro da margem de erro. Pode ser um efeito direto do episódio envolvendo Roberto Jefferson, muito explorado pela oposição ao presidente e com grande exposição na internet e na mídia tradicional, sobretudo na 2ª feira, bem no meio da realização da pesquisa. Não se pode dizer isso de maneira definitiva, mas foi o único fato com potencial para ter impacto nos resultados”, diz o cientista político Rodolfo Costa Pinto, 31 anos, coordenador do PoderData.

VOTOS VÁLIDOS:
Lula: 53% (tinha 52% na última pesquisa)
Bolsonaro: 47% (tinha 48%)

VOTOS TOTAIS:
Lula: 49% (tinha 48% na rodada anterior)
Bolsonaro: 44% (manteve o mesmo índice)
Branco/Nulo: 5%
Indecisos: 2%

A pesquisa foi feita por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 342 municípios nas 27 unidades da Federação de 23 a 25 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-01159/2022.

RETRATOS

Na estratificação por região, Lula segue liderando no Nordeste, onde passou de 65% na última rodada para 68% na pesquisa atual. No Sul, Bolsonaro vem pontuando consistentemente acima do petista na região. Hoje, tem 12 pontos de vantagem. Nas outras regiões, o presidente está numericamente à frente de Lula em votos válidos no Sudeste (52% X 48%), no Norte (52% X 48%) e no Centro-Oeste (53% X 47%). São 3 situações de empate técnico, considerando-se a margem de erro específica de cada região.

Lula se sai melhor entre mulheres (58% X 42%), pessoas de 16 a 24 anos (57% X 43%), católicos (59% X 41%) e no Nordeste (68% X 32%). Bolsonaro vence entre homens (53% X 47%), evangélicos (68% X 32%) e no Sul (56% X 44%).

Outros seis institutos de pesquisa divulgaram levantamentos para a corrida presidencial nos últimos dias. Confira os números de cada um nos links abaixo:

. Pesquisa Atlas
. Pesquisa Brasmarket
. Pesquisa Ipespe
. Pesquisa Ipec
. Pesquisa Genial/Quaest
. Pesquisa Paraná

Recomendações

COMENTÁRIOS