Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 26/Out/2022 às 07:26 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Genial/Quaest: Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro nos votos totais

Publicado em 26 Out, 2022 às 07h26

Genial/Quaest divulgada na manhã de hoje confirma as tendências apresentadas por Atlas, Ipec e Ipespe. Lula aumentou as chances de vitória no próximo domingo. Campanha de Bolsonaro vai para o tudo ou nada

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (26) confirmou as tendências dos levantamentos Atlas, Ipec e Ipespe que foram apresentados durante a semana.

Segundo a Quaest, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) soma 47%. Os dois candidatos mantiveram a mesma pontuação da pesquisa da semana passada.

Nos votos totais, porém, Lula oscilou 1 ponto para cima e foi a 48%, enquanto Bolsonaro ficou estacionado em 42%. Além deles, segundo a Quaest, 5% afirmam que ainda estão indecisos e outros 5% dizem que irão votar em branco ou nulo.

A Genial/Quaest, entretanto, divulga também um resultado considerando apenas aqueles eleitores com maior probabilidade de irem às urnas. Esse procedimento minimiza os efeitos que a abstenção pode ter na eleição. Segundo esse modelo, a eleição estaria mais apertada em votos válidos: Lula teria 52,1% e Bolsonaro 47,9% das intenções de voto.

Votos totais:
Lula: 48% (tinha 47%)
Bolsonaro: 42% (tinha 42%)
Indecisos: 5%
Brancos/Nulos: 5%

Votos válidos:
Lula: 53%
Bolsonaro: 47%

REGIÃO

A oscilação positiva de Lula foi puxada principalmente por seu desempenho nas regiões Sudeste, onde foi de 39% para 43% das intenções de voto, e Nordeste, onde oscilou de 67% para 69%. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro viu sua distância no Sul aumentar consideravelmente: ele foi de 54% das intenções de voto para 61% na região, enquanto Lula variou de 33% para 29%.

RECORTES

Nos estratos de renda, Lula conseguiu equilibrar a disputa entre os mais ricos: ele foi de 39% para 44% segundo a pesquisa Genial/Quaest. Na última semana, o petista tem feito acenos aos eleitores de centro, escalando o ex-governador Geraldo Alckmin e a senadora Simone Tebet para eventos da campanha. Na última segunda-feira, participou de evento em São Paulo que contou com a presença de economistas liberais, como Pérsio Arida e Henrique Meirelles.

Na divisão por religião, o ex-presidente Lula permanece à frente entre os católicos, com 54% das intenções de voto. Entretanto, entre os evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro voltou a abrir vantagem, indo de 56% para 61% das intenções de voto.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou pessoalmente 2.000 eleitores entre 23 e 25 de outubro em 120 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-00470/2022.

DECISÃO DO VOTO

Apesar da proximidade da eleição, 7% responderam que seu voto ainda pode mudar. Segundo a pesquisa, a escolha de 92% dos entrevistados já é definitiva. A certeza de voto tanto em Lula quanto em Bolsonaro oscilou negativamente: no caso do petista, foi de 94% para 92%, enquanto para o atual presidente ela foi de 97% para 94%.

O levantamento também questionou os eleitores sobre o principal motivo da escolha. Os resultados apontam que, tanto eleitores de Lula quanto de Bolsonaro se dividem entre votar a favor do seu candidato ou contra o adversário. Entre os eleitores do petistas, 49% dizem que estão votando para eleger Lula, enquanto 46% dizem que votam para tirar Bolsonaro. No caso de Bolsonaro, os números são parecidos: 48% dos bolsonaristas dizem votar para evitar o retorno do PT, enquanto 46% votam para eleger Bolsonaro

Ainda de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, a maioria da população acha que o vencedor da eleição será o ex-presidente Lula. Essa é a opinião de 49% dos eleitores ouvidos pelo instituto, enquanto 36% diz que acham que Bolsonaro irá ganhar. Outros 15% não sabem.

Outras pesquisas divulgadas na semana:
Atlas: Lula vence por 53% a 47%
Ipec: Lula vence por 54% a 46%
Ipespe: Lula vence por 53% a 47%
Paraná Pesquisas: Lula tem 50,2% e Bolsonaro 49,8%

Felipe Nunes, diretor da Quaest, comentou a pesquisa de hoje. Confira:

Recomendações

COMENTÁRIOS