Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 06/Out/2022 às 19:31 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

Em novo ataque de sincericídio, Bolsonaro volta a ofender povo nordestino

Publicado em 06 Out, 2022 às 19h31

Bolsonaro pode ter cometido o maior erro de sua campanha ao voltar a atacar os eleitores do Nordeste pela vitória de Lula. “Erro”, aqui, é licença poética. A declaração revela o que de fato pensa o presidente, um homem médio nascido no Sudeste que sempre olhou para o NE com pretenso ar de superioridade

novo ataque sincericídio Bolsonaro ofender povo nordestino
Captura de tela de live de Bolsonaro

Matheus Pichonelli, Yahoo

Jair Bolsonaro (PL) pode ter cometido o maior erro de sua campanha ao atribuir ao “analfabetismo” dos eleitores do Nordeste o desempenho de seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno das eleições presidenciais.

“Erro”, aqui, é licença poética. A declaração revela o que de fato pensa o presidente da República, um homem médio nascido no Sudeste que sempre olhou para o Norte com pretenso ar de superioridade.

A declaração é mais uma demonstração ostensiva da falta de inteligência do capitão. Ela denuncia que ele não sabe que estão na região, por exemplo, algumas das melhores escolas públicas do ensino público do país e alguns dos estudantes com os melhores índices de desempenho no Enem.

A coleção de ofensas proferidas contra os moradores da região é extensa. Essa coleção torna inexplicável não o favoritismo confirmado pelo candidato petista naqueles estados, mas o fato de alguém ali ainda votar no capitão.

Síndrome de Estolcomo?

Sua confissão em voz alta seria apenas mais uma se não fosse este um momento-chave da campanha em que ele aposta todas as fichas nos eleitores da região mais rica, onde concentrou a maior parte dos votos.

Ao ofender os nordestinos que votaram em Lula, ele desdenha do desempenho de alguns neoaliados da região o seu reduto, como o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ou mesmo o se melhor amigo de todos os tempos da última semana Fernando Collor de Mello (PTB-AL). E coloca em condição delicada a situação de candidatos a governador alinhados ao Planalto que disputam o segundo turno, como ACM Neto (DEM).

Saiba mais:
Bolsonaristas ameaçam nordestinos de morte e pedem separação: “povo nojento e esfomeado”
Ex-jogador que pediu o assassinato de pobres fecha perfis nas redes

O piauiense Ciro Nogueira (PP) e o potiguar Fábio Faria, atuais ministros da Casa Civil e das Comunicações, respectivamente, não devem ter gostado da última do patrão. Já não sabem como defendê-lo para suas bases.

A estupidez do presidente fica ainda mais evidente, porém, quando se pensa que boa parte dos votos recebidos por ele em estados como São Paulo poderiam vir de imigrantes, filhos ou netos de nordestinos que ele agora enxota.

Lula terminou o primeiro turno com oito milhões de votos a mais do que Bolsonaro. Para reverter o jogo, o capitão precisa reduzir a vantagem do petista nos estados onde foi derrotado e ampliar a vantagem nos estados onde associa inteligência ao “apoio incondicional” à sua candidatura.

Não conseguirá nem uma coisa nem outra expondo todo o seu preconceito contra nordestinos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS