Redação Pragmatismo
Saúde 11/Out/2022 às 14:44 COMENTÁRIOS
Saúde

Médico coloca luva no lugar de bolsa de colostomia em paciente: 'Falou que era medicina de guerra'

Publicado em 11 Out, 2022 às 14h44

Em clínica particular de Curitiba, médico coloca luva cirúrgica no lugar de bolsa de colostomia em paciente. “Ele falou que era medicina de guerra... Saí de lá com aquilo pendurado na barriga, vazando muito. Em casa eu não tinha controle. Fiquei encharcado de secreção”

João Carlos dos Santos
João Carlos dos Santos

Um paciente de uma clínica particular de Curitiba (PR) teve uma luva cirúrgica colocada no lugar de uma bolsa de colostomia e publicou um desabafo nas redes sociais. João Carlos dos Santos, de 35 anos, disse que o médico o convenceu utilizando o argumento de que se tratava de ‘medicina de guerra’.

João relatou que precisava do equipamento coletor enquanto se recuperava de um procedimento pós-operatório no rim. Porém, ao ir à clínica para colocar o item, o médico disse que a instituição estava sem a bolsa e informou que colocaria a luva em substituição.

“O médico falou que era medicina de guerra e colocou uma luva improvisando o procedimento. Saí da clínica com aquela luva pendurada na barriga, vazando muito. Em casa eu não tinha controle. Fiquei encharcado de secreção… Minhas roupas e cobertores ficaram todos molhados”.

O caso aconteceu em 22 de setembro no Centro Clínico Pinheirinho, unidade da NotreDame Intermédica. Em nota, a empresa lamentou o ocorrido e disse que desligou o médico da equipe. Também afirmou que o paciente está bem e que todas as demandas dele “estão assistidas”.

“Não quero que outras pessoas passem por situações semelhantes. Fiquei entristecido e muito chateado. Eu me senti totalmente desrespeitado por receber este tipo de atendimento”, afirmou o paciente.

O paciente disse que substituiu a luva no mesmo dia, por intermédio de uma amiga que trabalha em um outro hospital de Curitiba. Ela conseguiu uma bolsa de colostomia para ele.

“Como a minha preocupação primeiro foi a minha saúde, eu não tive cabeça pra fazer nenhuma reclamação em outros lugares. As pessoas ao meu redor que, incomodadas, me motivaram a fazer algo. Meu chefe fez uma reclamação na clínica e eu recebi um retorno. Eles perguntaram o que aconteceu e lamentaram o ocorrido […]. Há mais de dois anos estou com problemas no rim, tem sido cansativo”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS