Redação Pragmatismo
Tragédia 29/Out/2022 às 18:07 COMENTÁRIOS
Tragédia

Mais de 140 pessoas morrem em festa de Halloween na Coreia do Sul

Publicado em 29 Out, 2022 às 18h07
Mais 140 pessoas morrem festa Halloween Coreia do Sul
Quase 150 pessoas morreram em uma festa de Halloween em Seul (Imagem: AP)

Woongbee Lee em Seul & Merlyn Thomas, BBC

Mais de 140 pessoas morreram durante uma aglomeração em uma celebração de Halloween nas ruas de Seul, na Coreia do Sul, neste sábado (29), segundo as autoridades locais.

O número de mortos saltou de 59 para 146 nas últimas horas, com relatos da imprensa local de mais de 100 feridos.

Vídeos feitos no local mostram socorristas realizando ressuscitação cardiopulmonar, ou RCP, e equipes de resgate tentando puxar pessoas presas na multidão. Algumas imagens também exibem corpos nas ruas.

Ainda não está claro o que causou o incidente. Mas segundo as autoridades locais, a tragédia ocorreu em uma área elevada, de onde algumas pessoas caíram, causando um grande esmagamento.

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, convocou uma reunião de emergência para discutir o caso.

Choi Seong-beom, chefe do corpo de bombeiros de Yongsan, em Seul, disse à agência de notícias AP que alguns dos corpos dos mortos foram enviados para o hospital, enquanto outros permaneceram nas ruas.

A polícia cercou o local do acidente, enquanto as equipes médicas levam os feridos em ambulâncias.

Área lotada ‘não aparentava ser segura”

Supostamente 100.000 foliões se reuniram no distrito de Itaewon para celebrar o primeiro evento de Halloween ao ar livre sem uso obrigatório de máscaras desde o início da pandemia.

Postagens nas redes sociais no início da noite mostram algumas pessoas comentando que a área de Itaewon estava tão lotada que não aparentava ser segura.

Hosu ​​Lee, jornalista da BBC que visitou o local, disse que viu “muitos médicos, muitas ambulâncias, levando os corpos um a um”.

​​Lee disse que havia milhares entre a multidão e vários corpos cobertos por lençóis azuis, ao lado de uma “tonelada de policiais”.

“Muitos jovens se reuniram aqui esta noite. Muitas pessoas vieram à festa e ao clube, vestindo fantasias e muitas pessoas que eu vi estavam perturbadas e tristes – há cenas caóticas”, disse Lee.

Fotos e vídeos mostram vários socorristas e civis atendendo o que parecem ser pessoas inconscientes nas ruas.

Em um vídeo, vários socorristas parecem estar realizando RCP em pessoas em uma rua estreita.

Em outro, os socorristas tentam retirar as pessoas do que parece ser uma pilha de corpos após uma aglomeração.

Outro jornalista local disse que uma transmissão de emergência foi enviada para todos os telefones celulares do distrito de Yongsan, pedindo aos cidadãos que voltassem para casa o mais rápido possível devido a “um acidente de emergência perto do Hamilton Hotel em Itaewon”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS