Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 29/Out/2022 às 01:56 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Lula venceu o debate da TV Globo, revela pesquisa Atlas Intel com eleitores indecisos

Publicado em 29 Out, 2022 às 01h56

Monitoramento focal da Atlas Intel foi conduzido em tempo real com eleitores que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro no 1º turno da eleição

bolsonaro Lula debate Globo

O instituto Atlas/Intel monitorou um grupo de eleitores indecisos durante o debate presidencial da TV Globo realizado nesta sexta-feira (28). Foram acompanhados no estudo, em tempo real, pessoas que no 1º turno votaram em Simone Tebet, em Ciro Gomes ou em ninguém.

Ao serem questionados com a pergunta ‘quem venceu o debate?’, os eleitores responderam:

Lula (51,5%)
Bolsonaro (33,7%)
Não sei (14,9%)

Ainda de acordo com o monitoramento, 61% dos eleitores de Tebet pretendem apoiar Lula após o debate e 35% dizem que vão apoiar Bolsonaro. Entre os eleitores de Ciro, 51% foram para Lula e 26% para Bolsonaro. Já entre os que não votaram em ninguém no primeiro turno, 40% dizem que vão de Lula, 20% em Bolsonaro e 40% continuam indecisos.

O que dizem jornalistas

O jornalista José Roberto Toledo, especialista em política, acredita que o debate não mudou voto. “Lula ganhou e foi melhor. Acho que ele fez a tática mais inteligente. Ele foi para não perder, foi para consolidar o eleitorado que tinha. Falou com o pobre, falou de salário mínimo e falou de Roberto Jefferson que foi o grande evento da campanha. A meu ver a campanha foi decidida no domingo por 50 tiros de fuzil e três granadas, ali acabou qualquer chance de Bolsonaro”, começou Toledo.

“Bolsonaro também falou para o público dele, só que o público dele é minoritário. Então do ponto de vista de estratégia, a estratégia do Bolsonaro foi burra e a estratégia do Lula foi inteligente. Consolidou o que ele [Lula] tinha”.

“Coroando uma corrida presidencial marcada por uma disputa entre rejeições, o embate final do segundo turno desenhou-se como um debate entre monólogos. O objetivo primário de qualquer encontro do tipo é evitar um escorregão fatal, e nisso tanto Lula quanto Bolsonaro foram bem-sucedidos. Já o alvo secundário, a conquista de indecisos parece ter ficado bastante longe. Os candidatos falaram para si mesmos e com uma estridência colegial, trocando de temas incômodos para outros assuntos”, diz Igor Gielow.

Recomendações

COMENTÁRIOS