Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 01/Out/2022 às 16:19 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Lula tem 50,7% na pesquisa Atlas, 49% no Ipespe e 48,3% na CNT/MDA

Publicado em 01 Out, 2022 às 16h19

Três institutos de pesquisa divulgaram seus últimos levantamentos e mostram que Lula está perto de liquidar a fatura no primeiro turno. Datafolha e Ipec divulgam novos números a partir das 18h

Lula primeiro turno
Lula mantém chances de vencer a eleição no primeiro turno

A pesquisa Arko/Atlas, divulgada nessa sexta-feira (30), apontou o candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com 50,7% dos votos válidos no primeiro turno. Em segundo lugar ficou Jair Bolsonaro (PL), com 41%. Os votos válidos excluem os votos em branco e nulos.

Para vencer em primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um. De acordo com a pesquisa, Ciro Gomes (PDT) teve 3,6% e Simone Tebet (MDB), 2,6%. Soraya Thronicke (União Brasil) conseguiu 0,9%. Felipe D’Avila, 0,7%, e Vera Lucia (PSTU), 0,2%. Padre Kelmon (PTB) e Eymael ficaram com 0,1%. Léo Pericles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

A pesquisa do Ipespe para presidente em parceria com a Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais), realizada por telefone e divulgada hoje, aponta Lula como líder na corrida ao Palácio do Planalto com 49% dos votos válidos. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 35%. Em relação à pesquisa do Ipespe divulgada na semana passada, Bolsonaro caiu dois pontos e Lula manteve o patamar.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou com 8%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) teve 7%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB) ficaram com 1% cada —ambos empatam com Tebet, mas não com Ciro. O cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) e o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) foram citados, mas não chegaram a 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

A Pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado (1) mostra que Lula tem 48,3% dos votos válidos ante 39,7% de Bolsonaro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Os números deixam entreaberta a possibilidade de a eleição ser decidida em primeiro turno neste domingo (2). Caso Lula não alcance 50% mais um dos votos válidos, a disputa só será definida em segundo turno no próximo dia 30.

SAIBA MAIS: Compare as pesquisas CNT/MDA divulgadas hoje e na véspera da eleição de 2018

Ainda neste sábado serão divulgadas as últimas pesquisas do Ipec e do Datafolha antes da votação.

Recomendações

COMENTÁRIOS