Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 06/Out/2022 às 10:22 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Lula declara voto em João Azevedo na Paraíba: “Será um parceiro de verdade”

Publicado em 06 Out, 2022 às 10h22

Lula pede votos para João Azevedo na eleição para governador da Paraíba. João, por sua vez, garantiu que trabalhará para ampliar a votação de Lula no estado neste 2º turno

Lula declara voto João Azevedo Paraíba Será um parceiro verdade
Imagem: reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou nesta quarta-feira (5) a importância de encontro realizado em São Paulo com governadores e senadores – em exercício e eleitos. “Feliz o candidato que tem os companheiros que eu tenho ao meu lado nesta reunião”, disse Lula. O ex-presidente afirmou que “todo mundo aqui já fez um caldo de cana ou suco de laranja, e sabe que, se espremer bem, sai mais”. Ele se referia ao potencial de votos que ainda pode ter, inclusive, nas regiões Sul e Sudeste. “Vamos ganhar de novo em Minas, e também vencer em São Paulo e no Rio de Janeiro”, desafiou.

Para tanto, como defendeu o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), será necessário ampliar também a votação de Lula no Nordeste. Na região, segundo maior colégio eleitoral do país, o candidato da coligação Brasil da Esperança recebeu de 57% a 74% dos votos, variando conforme o estado. “É possível e imprescindível ampliar”, disse Dino, concordando com a tese de Lula.

Lula, a democracia e os demais direitos

“Como explicar o Mato Grosso ter milhões de cabeças de gado e uma mulher ter de ir à fila do açougue para pegar osso?”, emendou Lula. A fala deu sequência à sugestão de Flávio Dino sobre explicar “o conteúdo do voto”. O ex-presidente observou que é usual as pessoas associarem a defesa da democracia à liberdade política. Mas acrescentou que, sobretudo, a associam aos efeitos dessa liberdade em sua vida. “Democracia é o direito de essa pessoa comer. É o direito de ela estudar e o direito de morar. Então, não basta estar no artigo 5º da Constituição os direitos dessas pessoas, se tem coisas que não são regulamentadas”, afirmou.

Ao amarrar as adesões à sua candidatura em nome da democracia, o ex-presidente enalteceu a “qualidade” dos apoios anunciados depois do primeiro turno. E agradeceu que os apoios tanto do PDT de Carlos Lupi e Ciro Gomes, quanto de Simone Tebet – que não seguiu a neutralidade oficial do MDB e disse hoje que não é momento para omissão – vieram acompanhados de propostas de governo. “É muito importante que seja assim. Não basta apoio formal. É preciso apoio programático”, enfatizou.

Emoção

Lula também disse ter se emocionado com a declaração de apoio de Fernando Henrique Cardoso, declarada também hoje, ao rever, nas redes sociais, fotos de 1978 em que ambos aparecem em uma mobilização de rua. Na ocasião, FHC era candidato ao Senado pelo MDB. E observou que o gesto de apoio foi uma iniciativa do movimento que então construía o chamado “novo sindicalismo”, que enfrentou a ditadura. “Não foi ele quem pediu, nós é que fomos até ele”, comentou.

Da reunião desta quarta com Lula, participaram sete governadores, 16 senadores e lideranças políticas de 10 partidos, entre eles PSD e MDB, que não integram a coligação Brasil da Esperança. Dirigindo-se à senadora Kátia Abreu (PP-TO), que não se reelegeu, fez uma mensagem de energia, enaltecendo aos que fazem política do lado certo, e nem sempre conseguem ganhar. “A vida (de quem faz a luta política) não se define se ela perde ou ganha uma eleição. Porque às vezes, tem gente grande (de caráter) que perde; e tem gente pequena que ganha.”

João Azevêdo: parceiro de verdade

Lula enviou, na noite nesta quarta-feira (5), uma mensagem ao povo paraibano em que anuncia seu apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB) neste segundo turno das eleições.

Lula destacou a experiência de gestão do governador e a importância da renovação de seu mandato para que a união entre os governos federal e estadual atraiam mais investimentos para a Paraíba.

“Eu quero dizer à Paraíba, de coração, que todas as pessoas que votaram em mim e acreditam que a gente pode transformar a Paraíba e o Nordeste que votem no companheiro João, porque além de ele ser o governador de verdade, ele vai ser um parceiro de verdade, pois vamos ganhar as eleições, com fé em Deus, para construir um estado mais próspero e mais desenvolvido com a ajuda de João. No dia 30 de outubro, vamos votar 40 para governador e 13 para presidente”, declarou Lula em vídeo enviado aos paraibanos.

No primeiro turno das eleições, o candidato a presidente pelo PT obteve 1.554.868 votos na Paraíba, o que representa 64,21% dos votos válidos no estado, enquanto João saiu vencedor dar urnas com mais de 340 mil votos de diferença para o segundo colocado.

Assista a declaração

Assista à íntegra da reunião de Lula com governadores e senadores

Relembre: Senador que apunhalou o PT agora pede ajuda de Lula para se eleger governador

Com ParaibaOnline e RBA

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS