Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 19/Out/2022 às 09:52 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Os erros na Band que Lula não pode repetir no debate da Globo

Publicado em 19 Out, 2022 às 09h52

Faltou estratégia de Lula no debate com Bolsonaro na Band. Como toda pessoa intelectualmente limitada, Bolsonaro tem um estoque finito de bordões. E tem um histórico imbatível de barbaridades verbais e biográficas para ser explorado. Uma estratégia para conduzir uma discussão com ele, parte de pontos óbvios

erros Band Lula não pode repetir debate Globo
Debate da Band

Luis Nassif, GGN

Empatar ou vencer por pontos um debate com Jair Bolsonaro não é propriamente um desempenho honroso.

Jair Bolsonaro mente, sabe-se disso. Recorre a sofismas primários – também é de conhecimento geral. Levanta temas que impactam o senso comum e exigem respostas mais longas, para se alcançar o senso comum. E o grande desafio é convencer o senso comum das barbaridades que fala. O público mais informado não vai votar nele.

Ocorre que, como toda pessoa intelectualmente limitada, Bolsonaro tem um estoque finito – e pequeno – de bordões. E tem um histórico imbatível de barbaridades verbais e biográficas para ser explorado.

Portanto, uma estratégia para conduzir uma discussão com ele, parte de pontos óbvios:

1º Ponto – o personagem principal da discussão tem que ser o próprio Bolsonaro.

É sua família que adquiriu dezenas de imóveis em dinheiro vivo, com ele e os filhos praticando rachadinhas. É ele que tem relações diretas com as milícias, que é suspeito de envolvimento no caso Marielle. Ele se diz religioso e se apresentou como católico, foi batizado no rio Jordão, aderiu ao pentecostalismo, se diz contra o aborto mas já deu declarações a favor. Foram seus seguidores que ofenderam autoridades da Igreja católica e desrespeitaram Nossa Senhora Aparecida. Diz-se a favor das famílias tradicionais e está no terceiro casamento. Tem um sem-número de temas resguardados com sigilo de 100 anos.

2º Ponto – mapear os principais bordões econômicos de Bolsonaro.

Não são muitos.

↗ É a história das críticas que faz ao valor do Bolsa Família, sem levar em conta a inflação do período.
↗ As mentiras sobre a queda de 20% no valor da cesta básica.
↗ Os blefes sobre o crescimento do país em meio à pandemia. Basta comparar com outros países no mesmo período.
↗ A história, agora, de que no seu governo as crianças são alfabetizadas em 6 meses.
↗ A afirmação de que o Brasil tem a gasolina mais barata do planeta.
↗ A mentira de que não teve participação na elaboração do orçamento secreto.
↗ Os dados sobre desmatamento na Amazônia.

3º Ponto – desenvolver respostas rápidas aos bordões contra Lula.

É impressionante, depois de tantos debates, Lula ainda não ter desenvolvido uma resposta rápida e objetiva contra as insinuações de Bolsonaro, especialmente em relação à Lava Jato. Havia um juiz parcial, tão parcial que, no debate, atuou como assessor de Bolsonaro. O Supremo Tribunal Federal anulou suas sentenças, mas elas foram distribuídas a outros juízes, que absolveram Lula, por falta de provas.

Lula não está disputando com Bolsonaro para um público ilustrado, mas para os néscios. Portanto, tem que derrotar Bolsonaro dentro da sua retórica.

Levantamento com eleitores indecisos mostra que Lula venceu o debate da Band

Convenhamos: não é um desafio hercúleo. Exige apenas um pouco de método e de estratégia. E de cola de um punhado de estatísticas, para desarmar de bate-pronto as mentiras de Bolsonaro. E, principalmente, com intervenções curtas.

Lula gastou o tempo de 15 minutos com frases longas e descosturadas, deixando 5 minutos para Bolsonaro dizer o que quisesse, sem condições de ter a tréplica. Sua sorte é que Bolsonaro também recorreu a frases longas e temas desconexos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS