Redação Pragmatismo
Educação 12/Set/2022 às 08:59 COMENTÁRIOS
Educação

Professor que carimbou alunos para não repetirem merenda é militante de extrema-direita

Publicado em 12 Set, 2022 às 08h59

Professor faz questão de demonstrar posicionamento de extrema direita e costuma posar ao lado de fortes aparatos de guerra, como tanques e metralhadoras .50. Saimon Freitas Cajado será investigado por abusos contra os estudantes

Professor carimbou alunos não repetirem merenda militante extrema direita distrito federal
Professor Saimon carimbou alunos para não repetirem merenda (Imagem: Reprodução)

Professor efetivo da rede pública de ensino do Distrito Federal desde 2014, Saimon Freitas Cajado Lima é o docente responsável, segundo apuração interna da Secretaria de Educação, por criar o mecanismo de carimbo no braço de alunos do Centro Educacional (CED) 03 de Planaltina. A marcação serviria para evitar que as crianças não repetissem a merenda escolar.

Com graduação em estudos sociais e habilitação em Geografia pela União Pioneira de Integração Social (Unip), em 2005, Saimon é atuante nas redes sociais. Fazendo questão de demonstrar um posicionamento de extrema direita, o professor costuma posar enrolado em bandeiras do Brasil e próximo a fortes aparatos de guerra, como tanques e metralhadoras.

Professor carimbou alunos não repetirem merenda militante extrema direita
Saimon Freitas Cajado Lima (Imagem: Reprodução)

O docente, que ganha R$ 6,1 mil líquidos, de acordo com o Portal da Transparência do DF, também faz constantes publicações comparando o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT) à organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

Leia também:
A fome grita no país dos privilégios
Homem que humilhou mulher que precisa de ajuda para comer é bolsonarista e empresário do agro

Saimon gravou diversos vídeos e registros ocorridos durante a parada militar de 7 de setembro, ocorrida em Brasília.

Professor carimbou alunos não repetirem merenda militante extrema direita
Professor Saimon durante a parada militar de 7 de Setembro (Imagem: Reprodução)

Governador se posiciona

Na sexta (9), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) repudiou o caso. Alunos disseram que foram carimbados na mão assim que receberam o alimento fornecido pelo CED 03, de forma que fossem impedidos de comerem mais. O caso teria ocorrido na sexta-feira (2/9).

Ibaneis chamou o caso de “absurdo” e informou que determinou apuração à Secretaria de Educação. “Pedi providências imediatas para a Secretaria de Educação para resolver esse absurdo, que não pode acontecer em nenhuma escola. É inadmissível”, afirmou o governador no Twitter.

Ibaneis compartilhou o vídeo no qual a secretária de Educação diz que o governo e a pasta “repudiam veementemente uma atitude dessa”.

Corregedoria irá investigar

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, disse que uma equipe da pasta foi até a escola e apurou as informações sobre o caso. O relatório será enviado à corregedoria.

Hélvia enfatizou que “a criança está na escola e precisa receber alimentação saudável. Temos prezado, sim, por uma alimentação de excelência para os nossos estudantes. Então, deslocamos uma equipe até a escola para verificar a situação, o que realmente aconteceu e, se for necessário, vamos punir os envolvidos nessa história. Não aceitamos, de forma alguma, qualquer constrangimento a qualquer aluno que seja da rede pública de ensino”.

Saiba mais:
O direito humano à alimentação adequada e as merendas na escola
“Dava para ver todos os ossos do corpo”: relatos sobre a volta da fome no Brasil

A secretária disse que o CED 3 de Planaltina funciona em três turnos. O diretor estava na unidade durante a tarde e à noite. De manhã, quem deveria estar responsável pela escola era o vice-diretor, mas ele estava no médico, de acordo com a apuração interna da pasta.

“Então esse professor teve a ideia de carimbar os meninos porque, como a escola é muito grande, a fila para a merenda é grande e alguns começaram a furar a fila. Então, quem já tinha almoçado queria repetir, enquanto outras crianças ainda não tinham comido. Por isso, ele decidiu carimbar os alunos. Mesmo tendo coordenador e supervisor pedagógico, ninguém impediu que ele fizesse isso. As pessoas devem ter achado natural, o que para mim é um absurdo”, contou a secretária.

“Isso gerou um enorme constrangimento aos estudantes, o que considero inaceitável. Também serão verificados possíveis abusos ou omissão por parte da gestão da escola”, concluiu Hélvia.

Com Metrópoles

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS