Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 11/Set/2022 às 10:12 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Homem que humilhou mulher que precisa de ajuda para comer é empresário do agro

Publicado em 11 Set, 2022 às 10h12

Cidadão de bem: bolsonarista que humilhou idosa é empresário do agro que responde a vários processos, inclusive por enriquecimento ilícito; o homem recebeu auxílio-emergencial mesmo sem necessitar. A vítima também foi identificada e diz que pretende acionar a Justiça; campanha via pix está em andamento para ajudá-la

Cássio Joel Cenali
Cássio Joel Cenali

Causou revolta nas redes sociais um vídeo (assista aqui) que mostra um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) humilhando uma senhora que precisa de ajuda para comer. Após uma mobilização para saber onde ocorreu o episódio, descobriu-se que a cena foi gravada na cidade de Itapeva (SP).

O homem que aparece nas imagens é Cassio Joel Cenali, empresário que atua no ramo agropecuário. Nas imagens, ele está na porta da casa de uma mulher em situação de vulnerabilidade social, segurando uma caixa, e lhe perguntando em quem ela votaria para presidente da República.

“Nessa campanha do Bolsonaro, a senhora é Bolsonaro ou Lula?”, pergunta ele. “Eu sou Lula”, diz ela de forma amistosa. “É? Então tá bom, a partir de hoje não tem mais marmita. É a última marmita que vem aqui. A senhora peça para o Lula agora. Beleza?”, responde o homem, visivelmente irritado.

“É verdade? É sério?”, questiona a mulher em tom incrédulo. “Aqui não vem mais marmita. Ela vai pedir pro Lula”, rebate o homem.

Uma rápida consulta no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) mostra que Cassio Joel Cenali responde a processos por não pagamentos de IPTU e por enriquecimento ilícito. Outra consulta aos beneficiários do auxílio-emergencial revela que o homem recebeu o dinheiro mesmo sem precisar.

Eleitores de Bolsonaro estão irritados com a população mais pobre, pois é esse segmento de renda que está sustentando a vitória de Lula, como mostrou a última pesquisa Datafolha.

“Cenas como a desse vídeo que mostra o homem humilhando a mulher com forme são mais normais do que se imagina. A diferença é que essa foi registrada em vídeo. Nessa semana vi em João Pessoa (PB) um senhor grisalho, branco, bem vestido, abordando três garis (profissionais da limpeza urbana) e fazendo terrorismo eleitoral, tentando induzi-los a votar em Bolsonaro. Isso deve estar se repetindo em todo o Brasil”, relatou um leitor.

Quem é a vítima

O perfil Iconografia da História no Instagram descobriu a identidade da mulher que foi notícia ao longo do sábado (10). “Essa é Ilza Ramos Rodrigues, senhora que foi gravada sofrendo constrangimento por um bolsonarista. Ilza mora na cidade de Itapeva, São Paulo, e é muito humilde. Fizemos contato com a família. E vocês podem ajudar através do pix 15 996694232”, diz a postagem.

A família de Ilza pretende processar o empresário bolsonarista.

Recomendações

COMENTÁRIOS